desastre ambiental

Manchas de óleo voltam a atingir Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco

Parte da substância está alojada na Ilha de Itapessoca. 44 praias do Estado já foram atingidas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/10/2019 às 9:32
Foto: Bruno Campos/TV Jornal
Parte da substância está alojada na Ilha de Itapessoca. 44 praias do Estado já foram atingidas - FOTO: Foto: Bruno Campos/TV Jornal
Leitura:

Manchas de óleo voltaram a aparecer, na manhã desta quarta-feira (30), no Litoral Norte de Pernambuco. Dessa vez, na Ilha de Itapessoca, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nas proximidades da ilha ficam as praias de Barra de Catuama e de Ponta de Pedras, um dos principais destinos turísticos do Estado, que já foram atingidas pela substância. Com a presença de resíduos em Itapessoca, o número de praias atingidas em Pernambuco chegou a 44, além de oito estuários.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Goiana, Jorge Oliveira, as manchas apareceram nas últimas horas e foram detectadas pela Companhia Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). “Recebemos relatos da área técnica da CPRH de que as manchas provavelmente chegaram durante a noite. São apenas resquícios que se alojaram em algumas pedras e rochas”, afirmou o gestor. Na última quinta-feira (24), a Ilha de Itamacará, vizinha à Itapessoca, havia sido atingida pelo óleo. 

Segundo as autoridades locais, uma parte do óleo ficou alojada na vegetação do mangue. “As manchas chegaram à parte do mangue, em torno de 1 metro quadrado, mas há resquícios que se alojaram no local”, explicou Jorge Oliveira. 

Conforme o secretário, cerca de 15 pessoas, entre funcionários do Governo de Pernambuco, da CPRH e do Corpo de Bombeiros, vão auxiliar na limpeza das manchas em Goiana. A condição para que o procedimento comece é de que a maré diminua. Segundo a meteorologia, isso deve acontecer por volta das 12h27.

No início de setembro, fragmentos de óleo também tinham atingido Ponta de Pedras e Carne de Vaca. O secretário garante que há o monitoramento, apesar do volume de óleo que atinge Goiana ainda ser reduzido. “Não tenho certeza ainda da origem desse óleo, mas ainda bem que aqui temos poucos problemas”, disse o secretário de Meio Ambiente de Goiana.

Mais de 1,5 toneladas de óleo em PE

O estado de Pernambuco já recolheu, entre 17 de outubro e essa terça-feira (29), 1.518,53 toneladas de óleo em 44 praias e oito rios atingidos. Em comparação com os números divulgados na segunda-feira (28), houve um aumento de pouco mais de 18 toneladas. O material recolhido está sendo entregue no Ecoparque Pernambuco, antigo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Pernambuco, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). 

Últimas notícias