Protesto

Estudantes ocupam o Centro de Ciências Biológicas da UFPE contra a PEC 241

Início da ocupação foi registrado na noite desta segunda-feira (31)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/10/2016 às 21:27
Foto: Reprodução/ Twitter
Início da ocupação foi registrado na noite desta segunda-feira (31) - FOTO: Foto: Reprodução/ Twitter
Leitura:

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi ocupado por estudantes na noite desta segunda-feira (31). Ainda não há informações sobre o número de manifestantes que está no local, sabe-se apenas que eles são contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos do governo - inclusive em saúde e educação - nos próximos 20 anos. Mais cedo, estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

Nos últimos dias, várias instituições foram ocupadas em Pernambuco contra a PEC 241 e outras ações que teriam grande impacto sobre a educação do País, como a reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória (MP) 746/2016. No último dia 24, por exemplo, estudantes da UFRPE ocuparam o Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe) da instituição. Foram ainda registradas ocupações na Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e em vários centros acadêmicos da UFPE.

Segundo Ministério da Educação, PEC 241 não reduzirá repasses

O Ministério da Educação (MEC) afirma que a PEC 241 não reduzirá os repasses para educação e que o ajuste fiscal é necessário em um contexto de crise econômica. Sobre as ocupações, o ministério diz que os estudantes têm direito de se manifestar, mas que a Constituição garante a livre manifestação e também assegura que a educação é um direito de todos. O MEC diz ainda que ninguém deve impedir o direito dos jovens de ir e vir para a escola.

De acordo com o ministério, em 2016, a pasta conta com R$ 129,96 bilhões para custear despesas e programas. No projeto de orçamento de 2017, esse valor deve chegar a R$ 138,97 bilhões, um crescimento de 7%, "o que mostra prioridade para a área".

Últimas notícias