GASTOS PÚBLICOS

Alunos da UFPE ocupam campus no interior em protesto contra a PEC 241

A ocupação começou nessa segunda-feira (17) à tarde, depois de decisão tomada em assembleia dos estudantes

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 18/10/2016 às 17:25
Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
A ocupação começou nessa segunda-feira (17) à tarde, depois de decisão tomada em assembleia dos estudantes - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
Leitura:

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocuparam o campus de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul do estado para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que cria um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A PEC foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados no dia 10 e outubro.

A ocupação começou nessa segunda-feira (17) à tarde, depois de decisão tomada em assembleia dos estudantes. Em nota divulgada pelo Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV), o movimento afirma que a PEC 241 “deflagrará um mais rápido sucateamento das universidades públicas e instituições estatais, o fim da maior conquista social dos últimos 27 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a abertura desmedida das entidades públicas para a iniciativa privada”.

Os estudantes também protestam contra o corte de cerca de 40 bolsas-permanência voltadas a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e criticam a falta de infraestrutura do campus para atender a todos os cursos. “Temos que nos deslocar todos os dias, em especial os estudantes dos últimos períodos, que estão em estágios, para uma faculdade privada de Vitória. Temos ônibus que nos transportam, porém o desgaste de termos aulas em outro espaço reflete em nosso aproveitamento acadêmico”, diz o texto do centro acadêmico.

Segundo a UFPE

A UFPE informou que os estudantes ocuparam o prédio principal do campus, onde funcionam secretarias e outras estruturas administrativas. Uma reunião ocorre na reitoria da instituição no Recife, para saber como está a situação das aulas na unidade de Vitória de Santo Antão. O campus, o menor da UFPE, tem 1,8 mil alunos em seis cursos de graduação, três de pós-graduação e uma residência.

Últimas notícias