VESTIBULAR IFPE

Vestibular 2019. 2 do IFPE mobilizou 8.921 candidatos neste domingo (30)

O índice de abstenção nesta edição do processo seletivo do IFPE foi de 19,14%.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/06/2019 às 17:02
Foto: Divulgação / IFPE
Edital do Processo de Ingresso 2022.2 da IFPE foi lançado nesta sexta-feira (20) - FOTO: Foto: Divulgação / IFPE
Leitura:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), realizou neste domingo (30) o Vestibular 2019.2. As provas foram aplicadas em 30 prédios, localizados em diversas cidades do estado, com um total de 8.921 candidatos disputando  3.173 vagas em cursos técnicos e superiores. O índice de abstenção nesta edição do processo seletivo foi de 19,14%.

O gabarito preliminar será divulgado a partir das 15h no site da Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest). Eventuais contestações às respostas deverão ser feitas de forma online, pelo site da Cvest, apenas nesta segunda-feira (1º). O gabarito definitivo será divulgado no dia no dia 05 de julho, a partir das 17h. 

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos foram submetidos a uma prova objetiva, com 30 questões. Já quem concorre aos cursos superiores precisou fazer uma prova de múltipla escolha com 50 questões, além de uma redação. A divulgação do resultado está programada para o dia 15 de julho.

Para o técnico em mecânica Saulo Souza, 33 anos, apesar de o número de questões ser bem menor que no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, elas demandavam um tempo maior na leitura e resolução. “Considerei a prova bem puxada e muito específica. Mas todas as questões, de todas as disciplinas foram muito bem elaboradas. Quase não dava tempo de finalizar as respostas e terminei faltando 15 minutos para entregar”, afirmou. Ele tenta uma vaga no curso superior de licenciatura em Matemática, pela modalidade EAD. Foram quatro horas de provas, iniciadas pontualmente às 9h da manhã.  O tema da redação foi “Conflito socio-ambiental/demarcação de terras”

VAGAS OFERTADAS 

Foram oferecidas vagas em 62 cursos técnicos e superiores, distribuídos entre os 16 campi do IFPE, mais 8 polos de Educação a Distância. Uma das novidades foi o aumento do percentual de vagas destinadas a candidatos oriundos da rede pública de ensino, que passou a ser de 60% (antes era 50%).  Nesta edição, o curso mais concorrido foi o de Técnico Enfermagem, oferecido no Campus Abreu e Lima, na modalidade subsequente. O curso registrou uma concorrência de 14,53 candidato por vaga. Na modalidade Integrado, a maior procura foi pelo curso Técnico em Química, do Campus Recife, com 11,12 candidatos por vaga. Entre os superiores,, o mais concorrido foi o de Engenharia Mecânica, oferecido pela primeira vez no Campus Ipojuca. A concorrência foi de 11,78 candidatos por vaga. 

Últimas notícias