Truculência

Comando da PM repudia agressão a manifestante do Ocupe Estelita registrada em vídeo

Também foi determinado ao comando do Batalhão que afaste o policial envolvido no episódio

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 02/10/2015 às 16:20
Leitura:

O Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco divulgou uma nota oficial, na tarde desta sexta-feira (2), repudiando as imagens de um vídeo divulgado nas redes sociais que mostram a agressão de um policial a um manifestante do movimento Ocupe Estelita, durante protesto ontem (1º).

O vídeo expõe um policial militar do Batalhão de Radiopatrulha realizando um disparo com munição de elastrômetro contra a vítima. Ainda segundo a nota, o comando de imediato determinou a apuração rigorosa dos fatos, que considera "lamentável e equivocado".

Ainda segundo o material, até que sejam concluídas as apurações, foi determinado ao comando do Batalhão que afaste o policial envolvido no episódio de situações de contenção de manifestações. No entanto, ele não foi afastado das ruas. O movimento Ocupe Estelita saiu em protesto, ontem, para exigir a anulação de todos os protocolos do projeto Novo Recife.

Pela manhã, a reivindicação foi oficializada, por meio de documento entregue na prefeitura. A manifestação seguiu até aproximadamente as 20h30, quando o grupo chegou à sede da prefeitura. O prédio, situado no Bairro do Recife, foi isolado pela polícia. Perto do final do ato, um policial militar disparou um tiro de bala de borracha contra uma manifestante, deixando-a ferida sem gravidade no ombro.

Segundo manifestantes que estavam no protesto ouvidos pela reportagem, os policiais que acompanharam o ato tentavam "provocar" os manifestantes desde o início do ato.

"Foi arbitrário, o policial atirou sem ter nenhuma troca de palavras. Não consigo pensar em outro motivo que não o racismo, porque o Leonardo era o único negro que estava na frente", disse o estudante Pethrus Cavalcante, 23.

Ainda de acordo com a PM, "as imagens mostram que a ação é isolada e a presença da PM no local tinha por objetivo garantir a segurança de todas as pessoas que participavam, como também daquelas que transitavam pelo local".

Atualizada às 20h34

Últimas notícias