O São João do Recife de 2016 já tem o nome das personalidades que serão homenageadas durante o período de festa. Nesta quarta-feira (1º), Dona Glorinha do Coco e Santanna, referenciais musicais do coco e do forró se reuniram com o prefeito Geraldo Júlio para receber a notícia.
Santanna revelou estar emocionado, já que é a primeira vez na qual ele receb uma homenagem durante os festejos juninos. “Recebo com muita surpresa essa homenagem. Acho que ainda fiz pouco pela cultura nordestina, mas agradeço o reconhecimento do público", afirmou o poeta.
O poeta e cantador nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, e vem de uma família de artistas. Na infância teve a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras e rezadeiras e dos violeiros e emboladores. Mas foi na obra de Luiz Gonzaga – que conheceu pessoalmente aos 24 anos e de quem se tornou amigo - que o cantador teve suas maiores referências.
Maria da Glória Braz de Almeida, Dona Glorinha do Coco, é mestra de coco aos 81 anos. Ano passado foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, nas categorias melhor álbum regional e melhor cantora regional, através de seu primeiro CD, intitulado Dona Glorinha do Coco. A programação completa da festa poderá ser divulgada na próxima semana, segundo a secretaria de Cultura.