Tradicional procissão marítima de São Pedro é cancelada

Cortejo realizado em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, foi suspenso pela Colônia de Pescadores. Procissão completaria 60 anos
Da editoria de Cidades
Publicado em 29/06/2017 às 11:03
Cortejo realizado em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, foi suspenso pela Colônia de Pescadores. Procissão completaria 60 anos Foto: Foto: Diego Nigro / JC Imagem


Não vai acontecer a tradicional procissão marítima em homenagem a São Pedro realizada em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, e que completaria 60 anos nesta quinta- feira (29). A decisão de suspender a procissão marítima foi tomada pela Colônia de Pescadores. A entidade alega que não tem condições de se responsabilizar pelos barcos que iriam participar do cortejo pelo mar.

Está mantida a procissão terrestre, programada para sair da sede da colônia às 14h, com o andor levando a imagem do padroeiro dos pescadores. O cortejo deve percorrer as principais ruas da comunidade e voltar para o local de partida.

"A Marinha exigiu que nos responsabilizássemos por todas as embarcações que participassem do cortejo no mar. Não temos condições de fazer isso", explicou o coordenador da festa religiosa em Brasília Teimosa, Humberto Castelo Branco. "A comunidade está muito triste. Justamente no ano em que a procissão marítima faz 60 anos não será realizada", lamentou.

A Capitania dos Portos assegurou que não houve qualquer proibição, por parte da Marinha, em relação à procissão no mar. Segundo o órgão, para realização de qualquer evento náutico é necessário cumprir algumas normas.

A Capitania pediu à Colônia de Pescadores uma estimativa de quantos barcos participariam do cortejo e qual seria o trajeto. A entidade de pescadores respondeu, num ofício, que não tinha como saber a quantidade de embarcações participantes e que havia decidido cancelar a procissão.

FESTA PROFANA

Após a parte religiosa começa, a partir das 18h30, a festa profana. Além dos homenageados do São João, Cristina Amaral e Edmilson do Pífano, moradores e visitantes de Brasília Teimosa vão curtir a Quadrilha Lumiar e os shows de Novinho da Paraíba e Michelle Monteiro.

 

 

TAGS
São Pedro Brasília Teimosa procissão marítima capitania dos portos pescadores
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory