LANÇAMENTOS

Calendário 2019 e acervo digital do Instituto Dom Helder Camara serão lançados nesta semana

O acervo com mais de 132 mil documentos foi digitalizado pela Cepe. Registros de dom Helder poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 20/11/2018 às 7:00
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
O acervo com mais de 132 mil documentos foi digitalizado pela Cepe. Registros de dom Helder poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

O calendário 2019 do Instituto Dom Helder Camara (Idhec) vai ser lançado nesta terça-feira (21), na Igreja das Fronteiras, área central do Recife. Nesta mesma semana, a partir da quinta-feira (22), mais de 132 mil documentos de dom Helder estarão disponíveis para serem consultados online, a qualquer hora e de qualquer lugar. Todo o acervo do Instituto, incluindo fotos, cartas conciliares e pós-conciliares, documentos, programas radiofônicos, artigos e correspondências do arcebispo emérito de Olinda e Recife, está sendo digitalizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O material também será lançado na Igreja das Fronteiras.

A edição do próximo ano do calendário será bilíngue, tendo material escrito em português e inglês. Cada mês do ano é representado por uma frase de dom Helder, que faz alusão à uma data importante daquele período. O evento de lançamento acontece às 15h e a venda permanecerá na Igreja das Fronteiras. O material custa R$ 20 e todo o valor arrecadado será revertido para a Casa de Frei Francisco, obra social fundada pelo arcebispo em 1985, que atende 100 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, moradores da comunidade do Coque e do bairro dos Coelhos.

Na quinta-feira, no mesmo local, será lançado o acervo digital do Centro de Documentação Helder Camara (Cedhoc). “Os programas de rádio serão os primeiros a serem disponibilizados. Em seguida, até o final do ano, deve ser publicado o restante dos documentos. É um material muito importante que vai estar à disposição para que pesquisadores e pessoas da comunidade analisem os registros de dom Helder. Isso ajudará no entendimento dos pensamentos dele”, comenta o superintendente do Departamento de Digitalização, Gestão e Guarda de Documentos da Cepe, Igor Burgos.

Segundo Igor, o acervo contará com a tecnologia de pesquisa rápida por palavras, facilitando na busca de conteúdos específicos. Antes, o material precisava ser analisado manualmente. Dos mais de 130 mil registros, 15 mil são imagens. Todo o material fica guardado no Cedhoc, na Igreja das Fronteiras. Com o acesso digital, os danos causados pelas consultas manuais será reduzido.

“Muitos desses documentos tem 70, 80 anos de idade e, evidentemente, estavam muito fragilizados. Eles foram tratados, higienizados e digitalizados. Agora, voltam para serem devidamente guardados e preservados, longe dos possíveis estragos nas consultas manuais. Não é apenas uma forma de eternizar, mas também disponibilizar o material para pesquisadores de todo o mundo”, conta o diretor-executivo do Idhec, Antônio Carlos Maranhão de Aguiar.

A digitalização também foi importante no processo de beatificação de dom Helder pelo Vaticano. “Muitos documentos pedidos foram enviados já na forma digital. Isso agiliza os procedimentos”, diz Antônio Carlos.

Acesso

O trabalho foi financiado pela Prefeitura do Recife e o tratamento teve início há três anos. À medida que novos registros são recebidos por fontes do mundo inteiro, a digitalização será feita e o material disponibilizado. Os documentos poderão ser acessados no site www.acervocepe.com.br, junto com outros registros importantes, como a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara e jornais do século XIX. O lançamento acontece às 16h. Na ocasião, haverá demonstração de como acessar o material.

Últimas notícias