RELIGIÃO

Em trono dourado, Nossa Senhora do Carmo arrasta multidão no Recife

O encerramento aconteceu em uma missa campal, em um palco montado em frente à Basílica que homenageia a santa

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 16/07/2019 às 19:21
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
O encerramento aconteceu em uma missa campal, em um palco montado em frente à Basílica que homenageia a santa - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Em um trono dourado, Nossa Senhora do Carmo ganhou as ruas do Centro do Recife na noite desta terça-feira (16), arrastando uma multidão emocionada de fiéis. O dia da padroeira do Recife teve celebrações religiosas pela manhã e tarde. O encerramento aconteceu em uma missa campal, em um palco montado em frente à Basílica que homenageia a santa.

Em 2019, é comemorado o centenário da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo. Por isso, o encerramento da 323ª edição da Festa do Carmo foi presidido por um convidado especial, o cardeal e arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.

“É o momento em que Recife encontra sua identidade, são 100 anos da coroação dessa imagem tão importante para os recifenses, um fato que marca a história desta cidade. A devoção é ainda mais antiga e o trabalho que é feito aqui faz com que a essa devoção seja convertida em fraternidade, em paz, bem para as pessoas”, elogiou o cardeal.

Para as irmãs Maria do Carmo e Maria de Lourdes Santos, a devoção é uma herança de família. “Recebi meu nome em homenagem à santa”, conta Maria do Carmo, de 58 anos. Entre as graças alcançadas pela família está a cura da depressão de Maria de Lourdes. “Não existe nada que se peça a uma mãe que um filho não escute e atenda. Maria é minha mãe, a força que dá vida”, diz Maria De Lourdes, 70.

Ano passado, a doméstica Francisca Teixeira, 70, teve uma complicação de saúde devido à uma forte gripe. “Pedi com muita fé e Nossa Senhora me curou. Estou aqui para agradecer”, contou ela, que chegou às 13h para ficar na primeira fila e assistir de perto a missa em reverência à padroeira.

EXPOSIÇÃO

Até 21 de setembro, os fiéis podem conhecer mais sobre a história e a devoção à santa na exposição Rainha de Pernambuco – Uma Memória da Coroação Canônica de Nossa Senhora do Carmo, dentro da Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio.

Últimas notícias