ESCALPELAMENTO

Jovem que perdeu couro cabeludo em kart deve passar por nova cirurgia nos Estados Unidos

De acordo com a família, o corpo de Débora Stefany, 19 anos, rejeitou o reimplante e a orientação da equipe médica é para que ela passe por procedimento cirúrgico em Houston, no Texas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/08/2019 às 20:35
Foto: Cortesia da família
De acordo com a família, o corpo de Débora Stefany, 19 anos, rejeitou o reimplante e a orientação da equipe médica é para que ela passe por procedimento cirúrgico em Houston, no Texas - FOTO: Foto: Cortesia da família
Leitura:

A jovem de 19 anos escalpelada em um acidente de kart em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, no último domingo (11), deve passar por um novo procedimento cirúrgico. De acordo com a família de Débora Stefany Dantas Oliveira, o corpo rejeitou o reimplante e a orientação da equipe médica do Hospital da Restauração (HR), onde a jovem está internada, é de que ela passe por cirurgia na Baylor College of Medicine, em Houston, no Texas, Estados Unidos.

“Não serviu [o reimplante], ela vai ter que tirar em breve e refazer o rosto com a pele das costas. Fiquei sabendo através do médico que fez a cirurgia. Ele disse que é muito importante que ela seja acompanhada por uma equipe médica de Houston porque esses médicos viram o passo a passo da cirurgia por videoconferência e têm tecnologia para fazer um trabalho muito bem feito. O rosto dela, infelizmente, nunca mais vai ser o mesmo”, explicou o namorado de Débora, Eduardo Tumajan.

Para arcar com os custos nos Estados Unidos, a família da vítima aguarda posição do Walmart. O kartódromo funcionava no estacionamento do supermercado.

“Marcaram uma reunião com a gente quarta-feira (16), às 16h, mas não compareceram. Precisamos de uma resposta urgente para poder transferi-la para um hospital, levá-la a Houston e fazer todas as cirurgias que ela precisa para reconstrução da face”, afirmou o namorado da jovem.

Na noite desta quinta-feira (15), segundo o namorado, Débora permanecia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HR, com quadro estável após passar por uma cirurgia de sete horas no dia anterior. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, as informações sobre o estado de saúde da jovem devem ser atualizadas somente na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 10h30.

Escalpelamento em pista de kart 

O acidente que escalpelou a auxiliar de ensino infantil Débora Stefany ocorreu na pista de kart Adrenalina, que funcionava há um mês no supermercado Walmart de Boa Viagem. O local foi interditado e não retomará as atividades.

Débora e o companheiro pagaram R$ 50, cada, por 22 voltas. A tragédia aconteceu quando ela estava na segunda volta. De acordo com relatos ao Procon, funcionários teriam ficado desesperados na hora e não teriam prestado socorro à vítima. Após 30 minutos de espera por atendimento, ela foi levada pelo namorado ao HR.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe) em

“Ela não teve nenhum tipo de assistência, eles foram totalmente omissos. Não havia bombeiro civil, militar ou alguém que pudesse fazer esse acolhimento. Também não havia viatura para levá-la a um hospital”, denunciou Douglas Nascimento, tio de Débora, em entrevista à TV Jornal.

À TV Jornal, um funcionário da pista, que não quis ser identificado, disse que o cabelo de Débora se soltou repentinamente. Ele garantiu que seus colegas prestaram socorro e acusou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de demora.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o pedido foi feito às 17h05. Às 17h07 a ambulância foi acionada e às 17h27, quando o Samu já estava à caminho, foi informado de que a vítima havia sido levada em um veículo particular.

O empresário Wanderlei Dreyer, pai do dono do Adrenalina. Ele classificou o episódio como “fatalidade”. “Foi um acidente. É o primeiro caso desde que atuamos na área, há 20 anos”, alegou. A família, disse, já planejava fechar o empreendimento porque não estaria dando o lucro esperado. 

O Procon alegou que, como a pista funcionava em terreno alugado ao Walmart, a responsabilidade pelo que acontece no local é compartilhada pelas duas empresas. Em nota, o Walmart informou que vai prestar assistência à vítima e está à disposição das autoridades. “As atividades seguem suspensas até que as causas do acidente sejam esclarecidas. A prioridade número um do Walmart é a saúde e segurança de seus funcionários e clientes”.

Investigação 

Alguns funcionários do kartódromo foram ouvidos nesta quinta-feira (15) na Delegacia de Boa Viagem. “Pelo que temos a princípio, algumas normas de segurança não eram cumpridas e os funcionários não passavam por nenhum curso técnico”, disse o delegado Alfredo Jorge, responsável pela investigação.

O proprietário do espaço deve ser ouvido nesta sexta-feira (16).

Últimas notícias