Movimentação no Morro da Conceição é grande na véspera do dia da santa

Segundo estimativa de padres, 2 milhões de fiéis subirão o morro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/12/2019 às 18:21
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Neste sábado, fiéis e devotos de Nossa Senhora da Conceição subiram ao morro para prestigiar as cerimônias religiosas que antecedem o dia da santa, neste domingo (8). A expectativa de público para a 115ª Festa do Morro, segundo os padres redentoristas, administradores do Santuário nos últimos quatro anos, é de dois milhões de pessoas nos 12 dias da festa que tem como tema "Maria, mãe de um povo ferido".

A comerciante Evânia de Sá, de 50 anos, conta que sobe o morro da Conceição todos os anos para agradecer a Nossa Senhora. Para ela, que é devota desde criança, chegar aos pés da santa é emocionante. Evânia revela que os pedidos que ela faz à santa englobam a união das famílias e o amor fraternal. "A família é tudo", explica. A emoção também tomou conta da comerciante  Lindacy Pedro da Silva, de 49 anos,  que foi ao Morro acompanha de sua filha e seus três netos. "Faz muito anos que venho aqui para agradecer. Foi graças a Nossa Senhora que consegui minha casa própria e desde então venho para celebra-la. Ela nunca deixou de me atender. Este ano, minha mãe que tem 90 anos levou uma queda e fraturou o fêmur. Estávamos lutando pela sua cirurgia e ontem conseguimos", revelou bastante emocionada aos pés da santa.

>>Veja o que abre e o que fecha no feriado de Nossa Senhora da Conceição

>>Conheça Dona Geralda, a rainha da gastronomia do Morro da Conceição

>>Morro da Conceição tem muitas histórias dedicadas à cultura

A 'nova Eva'

O padre Luís Rodrigues conta que Nossa Senhora da Conceição é considerada a 'nova Eva'. "A gente diz na reflexão da teologia que Maria é a 'nova Eva'. Se Eva, como uma figura de humanidade, não viveu como Deus planejara, Maria, agora, assume essa nova dimensão de humanidade. Por isso, o sentido teológico 'Ave, cheia de graça'", explica. Para ele, o suicídio e a criminalidade colocam em jogo o sentido da vida. "Celebrar uma festa é para a gente recobrar as esperanças", diz o padre.

Vizinha do Santuário, Maria Auxiliadora, 65, diz que vai aos pés da santa todos os dias e neste domingo (08) não será diferente. A fiel revela que pediu a Nossa Senhora uma graça para a sua saúde, quando estava acometida de um problema no pulmão, e foi atendida. "Agradeço demais pelo que ela faz por nós", concluiu.

Padre Mailson Régis, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição -
Cumprindo promessa, a contadora Solange Munis, 48, vai ao Morro da Conceição há 24 anos -
A vendedora Dayane Oliveira, 21, está com expectativas altas para a venda de artigos religiosos -
A 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição vai até 9 de dezembro -
A assessora Clécia Cavalcanti levou o filho de 3 meses ao Santuário -
Dois milhões de católicos devem passar pelo Morro durante a festa -
A partir desta sexta-feira (29), as missas serão diárias -

 

Últimas notícias