REVOLTA

Familiares de Leandra Jennyfer, vítima de feminicídio, protestam por justiça, na Avenida Caxangá

O feminicídio aconteceu no último domingo (06)

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 11/02/2020 às 19:26
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
FOTO: Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 19h49

Familiares da fotógrafa Leandra Jennyfer da Silva, de 22 anos, protestam na noite desta terça-feira (11), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, próximo à comunidade onde ela morava, juntamente com Raphael Cordeiro Lopes, 32, principal suspeito do assassinato. Eles fecharam a Avenida Caxangá nos dois sentidos, queimaram pneus e pediram justiça no caso. Durante todo o dia houve a expectativa que Raphael se entregasse à polícia.

>> 'Ele tinha câmera dentro de casa, era obsessivo', diz mãe de fotógrafa assassinada na Madalena

>> Número de mulheres assassinadas em Pernambuco preocupa especialistas

>> Ciara Carvalho: Arma dentro de casa encoraja feminicídio

Segundo Lisandra Jeniffer, irmã da vítima, os familiares receberam informações de que Raphael Cordeiro tinha sido pego pela polícia. Daí, eles se dirigiram para o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), onde passaram a manhã e tarde desta terça-feira (11).

“Ficamos sabendo que ele já foi três vezes na delegacia, mas, quando vê a imprensa e os familiares na porta, ele volta”, explica. “Eu não quero que ele entre, se entregue e saia pela porta da frente, porque o que ele fez não se faz. Ele matou a mulher que amava ele, a mãe do filho dele. O que a gente só quer é justiça. Se a gente não fizer isso aqui, ele vai passar tempos e tempos aqui fora com a vida normal dele, vai querer pegar o filho dele. Eu sei que ele é pai. Mas a gente vai ser obrigada a conviver com ele, sabendo que foi ele quem tirou a vida da nossa irmã, da nossa princesa? Isso não pode acontecer”, concluiu.

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que foi acionada por volta das 18h45, o trânsito foi interrompido nos dois sentidos da Avenida Caxangá. Equipes do Corpo de Bombeiros também foram enviadas ao local.

Relembre o caso

Leandra Jennyfer da Silva, de 22 anos, foi assassinada na madrugada do último domingo (09), em sua casa, na comunidade do Cardoso, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. A fotógrafa estava com o suspeito do assassinato, o companheiro Raphael Cordeiro Lopes, 32, quando os dois haviam voltado de uma prévia carnavalesca que aconteceu em Olinda, no Grande Recife. Depois das agressões, que aconteceram na frente do filho mais novo da fotógrafa, de apenas um ano, o homem disparou contra a jovem. Leandra foi socorrida para o Hospital Getúlio Vargas, que fica no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Enterro de Leandra

O velório de Leandra aconteceu nessa segunda-feira (10) no bairro do Prado, na Zona Oeste do Recife, e o sepultamento no Cemitério da Várzea, também na Zona Oeste, no mesmo dia.

>> Familiares se despedem de Leandra Jennyfer 

Brigas constantes do casal

Segundo Josiane Oliveira, o casal brigava constantemente e Raphael era muito ciumento, diferente do que propagava nas redes sociais. Antes do crime, o casal compartilhou fotos feitas na prévia carnavalesca. Jane, como é conhecida, disse que já havia dado diversos conselhos a Leandra para acabar o relacionamento, devido aos comportamentos de Raphael. "Eu cheguei do trabalho hoje [domingo, 10], que eu trabalhei ontem [sábado, 08], no 'De Bar em Bar', fui me deitar. Acordei com a ligação da menina que toma conta do filhinho dela, dizendo que havia acontecido um acidente. Ela disse que Leandra tinha sido ferida no Braço. Quando eu chego, ela já vem dizendo que minha filha estava morta", afirma.

Projeto Uma Por Uma

Existe uma história para contar por trás de cada homicídio de mulher, em Pernambuco. O especial Uma Por Uma contou todas. Em 2018, o projeto mapeou onde as mataram, as motivações dos crimes, acompanhou as investigações e cobrou a punição dos culpados. Um banco de dados virtual, com os perfis das vítimas e agressores, além dos trágicos relatos que extrapolam a fotografia da cena do crime.

Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Velório de Leandra foi marcado por dor e revolta - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Velório de Leandra foi marcado por dor e revolta - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Velório de Leandra foi marcado por dor e revolta - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Velório de Leandra foi marcado por dor e revolta - Foto: Wellington Lima/JC Imagem

Últimas notícias