Drama familiar

Carlinhos continua na companhia do pai na Argentina

Por telefone, Carlos Attias Boudoux assegurou que vai entrar na Justiça argentina para conseguir a guarda da criança

Ciara Carvalho
Cadastrado por
Ciara Carvalho
Publicado em 16/09/2016 às 21:11
Foto: Acervo Pessoal
Por telefone, Carlos Attias Boudoux assegurou que vai entrar na Justiça argentina para conseguir a guarda da criança - FOTO: Foto: Acervo Pessoal
Leitura:

O advogado argentino Carlos Attias, pai do garoto Carlos Attias Boudoux, 9 anos, não está preso e continua na companhia do filho. No final da tarde desta sexta-feira (16), pela primeira vez, ele concedeu uma entrevista à imprensa. De Buenos Aires, Attias conversou com a reportagem, enviou fotos e vídeos e afirmou que vai entrar com um processo na Justiça argentina para conseguir a guarda da criança. Segundo ele, o filho não quer voltar para o Brasil porque teria sofrido maus-tratos da mãe. A entrevista foi dada no mesmo dia em que a fisioterapeuta Cláudia Boudoux, mãe de Carlinhos, embarcou para a capital argentina com o objetivo de trazer a criança de volta ao Recife. Antes de viajar, pela manhã, ela disse que havia sido informada pela Polícia Federal que o filho estava em um abrigo e que iria encontrá-lo neste sábado (17). A assessoria de imprensa da PF garantiu que, até o final desta tarde, a informação oficial repassada pela Interpol é de que Carlos continuava preso.

“Estou em casa, com meu filho. Não estou em nenhuma cadeia. Não sou criminoso. A realidade é muito diferente do que está sendo dito”, ressaltou o advogado. Ele contou que foi detido por agentes da Interpol, na última quarta-feira (14), quando estava em sua residência, e, na manhã seguinte, prestou depoimento ao juiz federal criminal argentino Ariel Lijo. “Após a ouvida, ele me liberou e cessou o pedido de busca e apreensão. Não sou foragido.” O advogado disse que aguarda agora o julgamento do pedido de extradição feito pela Polícia Federal brasileira. “Já entramos com uma solicitação para que esse pedido seja derrubado.”

Carlos é acusado de ter levado o filho para a Argentina, sem autorização da mãe, após passar as festas de fim de ano com Carlinhos. Ele deveria ter devolvido a criança à mãe em janeiro. No mês passado, o nome de Carlos Attias foi incluído na lista vermelha da Interpol. Na entrevista concedida hoje, o advogado alega que levou a criança para protegê-la dos maus-tratos que ela afirmava sofrer da mãe e da avó materna. “Todas as queixas feitas pelo meu filho estão documentadas. Ele denunciou o comportamento da mãe na escola, registramos ocorrência na GPCA (Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente), no juizado. Eu quero que a Justiça se pronuncie, escute o meu filho e decida o que é melhor para ele”, declarou.

Por telefone, Carlinhos também conversou com a reportagem e disse que prefere morar com o pai. “Eu já falei para minha mãe que não quero ficar com ela. Quero morar com papa”, afirmou, numa mistura de português com espanhol. Ao ser informado que a mãe havia viajado para Buenos Aires para encontrá-lo, o garoto respondeu que não tinha nada para dizer a ela. “Não queria que ela viesse me buscar.”

VIAGEM

Cláudia Boudoux viajou para Buenos Aires no início da tarde desta sexta (16), antes de a reportagem ter tido contato com Carlos Attias. Muito emocionada, ela afirmou que estava contando as horas para abraçar o filho. “A informação que eu tenho é que ele está bem, em um abrigo. Vou encontrá-lo e finalmente acabar com esse sofrimento que já dura quase nove meses. Agora só quero esquecer tudo o que aconteceu e ter uma vida tranquila com Carlinhos, minhas outras duas filhas e meu marido. Quero a paz de volta para a minha família.” De posse de um alvará expedido pela Justiça de Pernambuco para que ela possa solicitar um passaporte para Carlinhos, Cláudia disse que pretende retornar ao Recife com o filho o mais rápido possível. “Marquei a passagem para quarta-feira. Acredito que é o tempo necessário para resolver todas as questões burocráticas e poder trazer meu filho.”

MÃE DE CARLINHOS SOUBE DO OCORRIDO EM SÃO PAULO

A caminho da Argentina, onde tinha esperança de reencontrar o filho e retornar com ele para o Brasil, Claudia Boudoux soube na conexão em São Paulo sobre a notícia de que Carlos Attias estava solto com Carlinhos. Antes de embarcar, ele gravou um vídeo cobrando justiça e postou nas redes sociais.

"Socorro!!!! Meu Deus!!! O pai do meu filho foi solto e Carlinhos está novamente com o pai!!! Que justiça é essa???? Como pode uma pessoa sequestrar ao próprio filho tirar dos braços da mãe... Peço ajuda novamente às autoridades, embaixada por favor!!!! Que alguém faça algo!!!", escreveu no Facebook.

Últimas notícias