O Ministério Público da Paraíba instaurou um procedimento para apurar as mortes de oito suspeitos de matar um policial militar, em Santa Cruz do Capibaribe, na última segunda-feira (1°). Segundo informações da assessoria de comunicação do MPPB, o processo foi aberto nesta quinta-feira (4).
O procedimento foi aberto pelo promotor de Justiça de Cabaceiras, Ernani Lucas Menezes, que manteve contato com o comandante do Batalhão de Polícia Militar em Barra São Miguel. A Promotoria de Justiça e o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCap) irão analisar em conjunto as "condições em que ocorreu a operação que resultou na morte de oito suspeitos de envolvimento no crime que levou a óbito um policial militar, em Pernambuco".
Leia Também
- Operação na Paraíba: PM diz que só usou força após reação do grupo
- Oito suspeitos de assassinato de PM são mortos em operação na Paraíba
- PM morre e outro fica ferido em troca de tiros com bandidos no Agreste
- Polícia procura nono membro de quadrilha envolvida em morte de PM
- Corpos dos oito suspeitos mortos em troca de tiros com a PM na Paraíba são liberados do IML
Operação
Os oito suspeitos foram mortos durante um confronto com a Polícia Militar entre Barra de São Miguel e Riacho de Santo Antônio, na Paraíba, na última terça-feira (2). Segundo a PM, seis homens e duas mulheres vieram a óbito.
Entre os homens, está um vereador de Betânia, município no Sertão do Estado. Andson Berigue de Lima, 29 anos, estava armado e efetuou disparos contra os policiais de Pernambuco e da Paraíba, que atuaram de forma integrada.
A Polícia Militar de Pernambuco informou que as autoridades só usaram força policial após reação e disparos da quadrilha diante da voz de prisão. "Apesar de terem visto que o aparato policial era muito superior ao que eles tinham, ainda assim eles enfrentaram a força pública com extrema violência, então eles não estavam dispostos a se entregar", disse o tenente coronel Luiz Cláudio Brito, porta-voz da PM.
PM morre durante troca de tiros
Na última segunda-feira (1°), bandidos trocaram tiros com policiais militares do 24° Batalhão da Polícia Militar após assaltarem uma casa lotérica em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.
Durante a troca de tiros, o soldado André Silva foi atingido e morreu. O sargento Moacir Moreira da Silva ficou ferido e, segundo a PM, está em coma induzido no Hospital Geral do Agreste, em Caruaru.