PRISÃO

Chega ao Recife condenado por mandar matar promotor de Itaíba

Zé Maria prestou depoimento no Depatri e será encaminhado para um presídio federal de segurança máxima

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/07/2019 às 8:36 | Atualizado em 09/02/2022 às 9:26
Foto: Ricardo B. Labastier/ Acervo JC Imagem
Zé Maria prestou depoimento no Depatri e será encaminhado para um presídio federal de segurança máxima - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/ Acervo JC Imagem
Leitura:

José Maria Pedro Rosendo Barbosa chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes na madrugada desta quarta-feira (31), por volta das 1h20. O acusado prestou depoimento no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na Zona Oeste do Recife, e será encaminhado para um presídio federal de segurança máxima, que não teve o nome divulgado pela polícia.

Confira vídeo que mostra pouso do voo que estava Zé Maria:

Entenda o caso

O fazendeiro foi condenado pelo assassinato do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, em outubro de 2013, e estava foragido desde 14 de fevereiro deste ano, após fugir da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá. Ele foi capturado na última segunda-feira (29), em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia.

O anúncio da captura do fazendeiro foi feito pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, em entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta segunda. 

Mais conhecido como Zé Maria, ele e outros seis detentos conseguiram fugir durante um resgate e uma intensa troca de tiros. O sargento da Polícia Militar Rinaldo Azevedo Campelo, 49 anos, que tentou impedir a fuga, foi baleado na cabeça e morreu. Os presos teriam usado escadas e cordas para deixar a penitenciária.

 

Um vídeo divulgado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) mostra o momento da prisão de Zé Maria. Veja:

Condenação

José Maria foi condenado a 50 anos e quatro meses de prisão depois de ser apontado pela Polícia Federal como o mandante do assassinato do promotor Thiago Faria, que atuava no município de Itaíba, no Agreste do Estado. As investigações apontaram que o motivo do crime foi a disputa por terras na região. Outros quatro acusados de participação no homicídio também foram condenados

Últimas notícias