IMUNIZAÇÃO

Sarampo: mais uma unidade de saúde do Recife vai vacinar à noite

O Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem, funciona até 21h nesta quarta-feira (4) e nas próximas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/09/2019 às 19:15
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem, funciona até 21h nesta quarta-feira (4) e nas próximas - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

Mais uma unidade de saúde do Recife vai vacinar contra o sarampo à noite. O Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, funciona até 21h nesta quarta-feira (4) e nas próximas. Agora, o cronograma de horário estendido de vacinação inclui nove unidades de saúde estratégicas.

O foco da vacinação noturna são as crianças, sobretudo as que têm até 5 anos. Nas quarta-feiras, o Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde terá horário estendido juntamente com as Policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, e Agamenon Magalhães, em Afogados, na Zona Oeste do Recife. O restante do esquema iniciado nessa segunda-feira (2) está mantido.

Onde se vacinar à noite no Recife

Segunda-feira
Policlínica Waldemar de Oliveira (Santo Amaro) e a Policlínica Salomão Kelner (Água Fria)

Terça-feira
Policlínica Salomão Kelner (Água Fria) e Policlínica Clementino Fraga (Vasco da Gama)

Quarta-feira
Policlínica Lessa de Andrade (Madalena), Policlínica Agamenon Magalhães (Afogados) e Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde (Boa Viagem)

Quinta-feira
Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo (Cohab) e Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcanti (Torrões)

Sexta-feira
Policlínica Albert Sabin (Tamarineira) e Policlínica Salomão Kelner (Água Fria)

Outras salas de vacinação

Para se vacinar contra o sarampo, além das unidades que estão com horário ampliado, as salas de vacinação nos postos de saúde do Recife podem ser procuradas por qualquer cidadão. Elas funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, fechando uma hora para almoço.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina.

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;

De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

Quem está apresentando sintomas do sarampo não deve se vacinar. O recomendado, nesse caso, é que a pessoa procure o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O Huoc é referência no tratamento da doença.

Casos de sarampo em Pernambuco

Dos 13 casos de sarampo já confirmados em Pernambuco, três são do Recife e dez se concentram em cidades do Agreste. É da região, inclusive, o primeiro óbito do Estado após um período de seis anos sem o vírus causar mortes em território pernambucano.

No surto atual, a morte foi de um bebê de sete meses, morador de Taquaritinga do Norte, no dia 17 de agosto. Em 2013, o óbito também foi de uma criança de mesma idade, residente em Moreno, no Grande Recife. No País, na última semana, outras três mortes pela doença foram confirmadas em São Paulo.

Últimas notícias