acelerador de notícias locais

Facebook seleciona Jornal do Commercio e outros nove jornais para novo modelo de negócio

Jornal do Commercio é o representante de Pernambuco no projeto

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/07/2019 às 19:30
Foto: Léo Motta/JC Imagem
Jornal do Commercio é o representante de Pernambuco no projeto - FOTO: Foto: Léo Motta/JC Imagem
Leitura:

Dez veículos de imprensa brasileiros foram selecionados para participar do Acelerador de Notícias Locais, do Projeto Facebook para Jornalismo. Com início em 29 de julho e duração de 12 semanas, o Acelerador tem o objetivo de apoiar veículos de notícias locais para tornar seus modelos de negócio mais sustentáveis, ajudando a encontrar e fidelizar audiência.

Foram selecionados veículos de diferentes Estados, representando todas as regiões do Brasil e o Jornal do Commercio é o representante de Pernambuco. Além do JC, também participarão: Gazeta do Povo (PR), O Povo (CE), Estado de Minas (MG), Correio (BA), A Gazeta (ES), NSC Total (SC), A Crítica (AM), Correio do Estado (MS) e O Popular (GO).

Durante o treinamento, os representantes dos veículos de comunicação terão encontros presenciais e participarão de webinars com especialistas de grupos de notícias internacionais. Eles também trabalharão com mentores e receberão um apoio financeiro para criar seus próprios projetos.

O programa foi desenvolvido pelo o ex-executivo do The New York Times, Tim Griggs, diretor do Acelerador.

 Notícias locais no Brasil

Um dos objetivos é chegar nos chamados desertos de notícias, regiões onde há escassez de imprensa local. No ano passado, o Facebook apoiou o Atlas da Notícia, que fez um mapeamento de locais no país sem cobertura significativa de imprensa. O estudo identificou que 51% dos municípios brasileiros não possuem cobertura de imprensa, com um total de 30 milhões de pessoas. Além disso, 30% dos municípios brasileiros foram classificados como quase deserto, onde há apenas 1 ou 2 veículos jornalísticos, impactando 34 milhões de pessoas.

 "Nosso objetivo é dar ainda mais suporte ao importante trabalho feito pelos veículos de notícias locais. Acreditamos que esse tipo de notícia tem um papel importante para criar comunidades e queremos que seja um ecossistema forte com histórias relevantes, seja no Facebook ou fora da plataforma", afirma a gerente de parcerias estratégicas do Facebook no Brasil Sabrina Cimenti.

O Acelerador de Notícias Locais faz parte do investimento global de US$300 milhões do Facebook em três anos para dar suporte à indústria de notícias, parceiros e produção de conteúdo. O projeto teve um piloto nos Estados Unidos no ano passado e, neste ano, já foi realizado na Alemanha e no Canadá.

O programa é desenvolvido em parceira com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em Inglês), uma organização sem fins lucrativos para promover o jornalismo de qualidade em todo o mundo. O ICFJ vai oferecer os mentores especialistas e outros apoios para os participantes.

Últimas notícias