Cobertura

FIG 2019: Elba Ramalho brilhou em noite de homenagem a Jackson do Pandeiro

Cantora se uniu a nomes da música pernambucana no segundo dia do festival

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 20/07/2019 às 14:37
Victor Jucá/Divulgação
Cantora se uniu a nomes da música pernambucana no segundo dia do festival - FOTO: Victor Jucá/Divulgação
Leitura:

A chuva não deu tregua na segunda noite do 29º Festival de Inverno de Garanhuns, sexta-feira (19). Se a princípio a garoa e o frio afastaram o público, ao longo da noite a praça Mestre Dominguinhos, que abriga o principal palco de shows do FIG, foi ficando cheia e com a energia que é característica do FIG. Em um dos pontos altos da noite, Elba Ramalho fez todos esquecerem por pouco tempo das condições climáticas para celebrar ao som de clássicos do forró e do frevo.

Com atraso de cerca de 1h30, por conta da chuva, os shows do palco Mestre Dominguinhos tiveram início tímido com apresentação da banda Golden Hits. Em clima de festa de formatura, o grupo garanhuense cantou, ainda para uma plateia pequena, sucessos de diferentes gerações da música nacional e internacional.

Em seguida, Alessandra Leão, Renata Rosa, Caçapa, Siba, Juliano Holanda, Mestre Anderson Miguel e A Fuloresta fizeram uma excelente homenagem a Biu do Roque. A celebração da obra do artista pernambucano, falecido em 2010, contou ainda com dois dos filhos dele, Mané Roque e Maíca Soares. Com muito maracatu, coco, ciranda, o show conquistou o público, que entrou nesse grande festejo da cultura popular.

TODOS POR JACKSON

Quando subiu ao palco, Elba Ramalho era de um fôlego tão intenso que poucos podiam imaginar que menos deu mês antes ela havia sido diagnosticada com chikungunya. Quando ela contou que, mesmo doente, cumpriu a maratona de shows do São João, se apresentou nos Estados Unidos e já emendou com o FIG 2019, foi muito aplaudida por todos. De fato, a energia da cantora era tanta que ela não parava quieta, inclusive enfrentando a chuva em alguns momentos para chegar mais perto do público.

A apresentação começou com canções do seu disco mais recente, O Ouro do Pó da Estrada (2018), incluindo uma versão de Princesa do Meu Lugar, de Belchior. Após esse primeiro bloco, a paraibana cantou sucessos como Chão de Giz, de Zé Ramalho, encadeando com uma série de clássicos do forró, como Qui Nem Jiló e Sebastiana, em homenagem a Jackson do Pandeiro. Houve ainda a apoteose do frevo, com bloco que contou com faixas como Frevo Mulher.

A artista voltaria ainda para celebrar o amigo Jackson do Pandeiro no show comemorativo ao conterrâneo paraibano, comandado por Silvério Pessoa. Jackson, grande homenageado deste ano do Festival de Inverno de Garanhuns, teve sua obra revisitada ainda por Zélia Duncan, que dividiu os vocais com Elba em A Ordem É Samba, Geraldo Maia, Lady Laay, Geraldo Maia, Maciel Salu, Mari Periférica e Luiza Fitipaldi.

SÁBADO (20)

Na Praça Mestre Dominguinhos, sábado (20), a programação começa às 20h, com show de Amanda Back. Em seguida, às 21h, sobe ao palco a Banda de Pau e Corda. Às 22h, é a vez da cantora Mariana Aydar, que é seguida por Zélia Duncan, às 23h. A noite é encerrada pela banda Barão Vermelho, às 0h30.

Últimas notícias