Garanhuns

Jackson do Pandeiro é o homenageado do FIG 2019

Artista paraibano será lembrado pela 29ª edição do evento no ano em que completaria 100 anos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/06/2019 às 14:30
Foto: Instagram/@festivaldeinvernodegaranhuns/Reprodução
Artista paraibano será lembrado pela 29ª edição do evento no ano em que completaria 100 anos - FOTO: Foto: Instagram/@festivaldeinvernodegaranhuns/Reprodução
Leitura:

O cantor, compositor e instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro foi anunciado nesta segunda-feira (10) como o homenageado da 29ª edição do Festival de Inverso de Garanhuns, que acontecerá de 18 a 27 de julho. A novidade do FIG 2019 foi publicada nas redes sociais do evento.

Em 2019, o artista com nome de batismo José Gomes Filho, nascido na cidade de Alagoa Grande (PB), completaria 100 anos se estivesse vivo. Jackson do Pandeiro faleceu em Brasília aos 62 anos em decorrência de complicações de embolia pulmonar e cerebral.

HISTÓRICO

O apelido de Rei do Ritmo para Jackson do Pandeiro veio da habilidade de brincar com tempos musicais, pela facilidade em tocar instrumentos, principalmente pelo que deu origem ao seu nome artístico.

Gravou no Recife o primeiro sucesso - Sebastiana - e das rádios de Pernambuco chamou atenção por cantar cocos, xaxados, baiões, frevos, emboladas e sambas. Saindo de Pernambuco para se tornar um ícone e um referencial da cultura popular brasileira.

Últimas notícias