Infantil

'Mundo Bita' revisita o mundo da criança em 'Nosso Mundo 2'

Animação pernambucana apresenta a segunda parte do álbum 'Nosso Mundo' e sonha com série do desenho

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 13/01/2020 às 5:00
Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Animação pernambucana apresenta a segunda parte do álbum 'Nosso Mundo' e sonha com série do desenho - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Leitura:

Desde 2013, crianças e adultos conhecem um simpático amigão de bigode laranja e cartola na cabeça que, através de suas músicas, passou a fazer parte do dia-a-dia de muitos pequeninos. O Bita, esse habitante ilustre que mora em seu próprio Mundo localizado na Galáxia da Alegria, junto com sua turma – todos criados em Recife pelo estúdio de animação Mr. Plot – cativa a todos por divertir e ensinar pais e filhos, e segue dando passos maiores ao explorar o vasto mundo da criança no projeto audiovisual Bita e o Nosso Mundo (Sony Music, 2017), que acaba de ganhar uma nova temporada em 2020, com foco inicial nas emoções.

“Acho que Bita e o Nosso Mundo, de todas as nossas temporadas, talvez seja a que tenha um conteúdo mais solto. Nos projetos anteriores falamos exclusivamente de brincadeiras, de animais, já o Nosso Mundo abrange melhor todo o entorno da criança. Então conseguimos falar de vários temas, de várias naturezas e categorias, dentro de uma mesma temporada. No Volume 1 do Nosso Mundo falamos de vários temas diferentes: educação, saúde, família, os povos, ficar doente... São assuntos muito próximos da criança e não tínhamos como colocá-los todos juntos numa mesma temporada. Por isso criamos o Nosso Mundo que era, de fato, o mundo da criança”, explica Chaps Melo, cantor e compositor das canções do Mundo Bita.

>> Visite o especial 'Música Pra Criançada', do JC Online

>> Mundo Bita: craque do Náutico deu nome a desenho que é febre no Brasil

O Bita e o Nosso Mundo 2 será composto de dez faixas, lançadas aos poucos, na primeira sexta-feira de cada mês, nas plataformas digitais. Em janeiro, a primeira música da sequência, Todo Mundo Chora, só no YouTube, alcançou pouco mais de 900 mil visualizações em menos de 10 dias. E em primeira mão para o Jornal do Commercio, Chaps revelou que o tema da canção de fevereiro será “saudade”.

João Henrique, roteirista do Mundo Bita, conta que a segunda parte de Bita e o Nosso Mundo tocará em assuntos que o desenho ainda não abordou até o momento. “Teremos vários temas bastante relevantes, que as famílias pedem, e que outros conteúdos infantis nunca trataram ainda. Estamos trabalhando com muito carinho nessa nova temporada com estes novos clipes”, ressalta.

Nos dois meses restantes do ano, o Mundo Bita dará prosseguimento ao projeto Rádio Bita, iniciado ano passado. “São releituras de canções que nos inspiraram, que contribuem com a educação das crianças, das famílias que acompanham o Bita. Músicas que fizeram parte de toda a nossa criação, que nos influenciam na maneira de criar. Então pegamos essas canções, que geralmente são da MPB ou do cancioneiro popular, e as transformamos dando a ‘carinha do Bita’”, conta Chaps.

PRÓXIMOS PASSOS

Além de tocar o volume 2 de Bita e o Nosso Mundo em 2020, a equipe do Mundo Bita sonha em materializar ainda este ano uma série de dramaturgia com os personagens criados pela Mr. Plot. “Acabamos de produzir o episódio piloto de nossa série, que está passando pelas últimas e pequenas alterações. A partir disso, vamos cair em campo com nossos possíveis parceiros de distribuição, porque vai servir para nós como um teste para a nossa produção em série para a TV ou streaming”, antecipa Chaps.

A internacionalização do Mundo Bita também segue a todo vapor: cinco discos do projeto e o curta-metragem do desenho foram traduzidos para o espanhol, e quatro álbuns foram adaptados para o português de Portugal. “Temos ainda o desejo de montar o espetáculo do Bita ao vivo para Portugal e outros países da América Latina”, completa o compositor e intérprete.

Além de buscar parcerias musicais para a Rádio Bita, o volume 2 de Nosso Mundo, o desenvolvimento da série e o licenciamento de mais produtos com a marca da animação, para Chaps Melo, o Mundo Bita tem um objetivo maior para conquistar. “Gostaríamos muito de entrar de fato na cultura das famílias brasileiras. Que elas consumam o Mundo Bita de uma forma tão saudável quanto o conteúdo é produzido, de forma educativa e lúdica. É por isso que batalhamos todos os dias”, conclui o artista.

VEJA OS CRIADORES DO MUNDO BITA NA TV JC:

Últimas notícias