RAP NACIONAL

Emicida traz o imperdível show de AmarElo ao Rec-Beat

Rapper paulistano canta no Cais da Alfândega as músicas de seu irretocável quarto álbum de estúdio, lançado em outubro de 2019

Nathália Pereira
Cadastrado por
Nathália Pereira
Publicado em 23/02/2020 às 7:00 | Atualizado em 30/05/2020 às 11:08
Foto: Júlia Rodrigues/Divulgação
Rapper paulistano canta no Cais da Alfândega as músicas de seu irretocável quarto álbum de estúdio, lançado em outubro de 2019 - FOTO: Foto: Júlia Rodrigues/Divulgação
Leitura:

Dez anos é o espaço de tempo formador do elo que une Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida, Até Que Eu Cheguei Longe, a mixtape de estreia de Emicida, e AmarElo, o álbum que o rapper paulistano batizado Leandro Roque de Oliveira lançou em outubro passado.

É o show desse trabalho que encerra amanhã (segunda, 24) a terceira noite de apresentações do festival Rec–Beat, que celebra 25 anos em 2020. Emicida chega através da iniciativa Frei Caneca FM Convida e será antecedido por DJ Libra (PE), Ana Frango Elétrico (RJ), Flaira Ferro (PE), DJ Dolores & Recife 19 (PE) e Guts (França).

Propositalmente ou não, há nos registros de Emicida uma linearidade para falar de morte e vida com elementos da vivência dele próprio. Em O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui (álbum de estúdio, 2013), ele põe a mãe, Dona Jacira, para ler texto sobre a morte do pai, na faixa Crisântemo.

Depois, Dona Jacira aparece novamente, dessa vez, para falar de nascimento, o dele mesmo, em Mãe, do Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, lançado em 2015: “Alguém prevenia: filho é pro mundo / Não, o meu é meu / Sentia a necessidade de ter algo na vida / Buscava o amor das coisas desejadas / Então pensei que amaria muito mais alguém que saiu de dentro de mim e mais nada / Me sentia como a terra: sagrada / E que barulho, que lambança / Saltou do meu ventre, contente, e parecia dizer: ‘É sábado, gente!’ / A freira que o amparou tentava reter seus dois pezinhos sem conseguir / E ela dizia: ‘Mas que menino danado! / Como vai chamar ele, mãe?’ / – ‘Leandro’”.

Agora, em AmarElo, ele mesmo participa do intertexto, conversando com quem supõe-se ser a filha caçula, ainda bebê (na faixa Cananéia, Iguape e Ilha Comprida), em um disco que é claramente um chamado de celebração à vida que resiste.

É uma característica esperada, mas dessa vez surpreende muito mais porque escolhe o caminho de sutileza para celebrar a humanidade e as experiências que a fazem complexa: histórias, religiosidade, referências, amizades, inspirações artísticas e musicais e, também, para falar de temas pesados – a sétima música, 9nha, com participação de Drik Barbosa, por exemplo, pode passar como narrativa de um amor romântico em uma primeira escuta pouco atenciosa. Mas, na verdade, narra a sinuosa relação de um jovem eu-lírico com uma arma de fogo.

É um disco que precisa ser degustado, cada uma das 11 composições reúne entrelinhas para serem digeridas pouco a pouco. Há ainda luxuosas participações, como as de Zeca Pagodinho, em Quem Tem Um Amigo (Tem Tudo), e de Fernanda Montenegro, recitando trechos de Ismália, poesia de Alphonsus de Guimaraens de quem Emicida empresta o título.

Outro destaque vai para Pequenas Alegrias da Vida Adulta, que pode, além da homônima AmarElo, sintetizar o espírito do álbum. Com clipe no qual o ator Aílton Graça encarna um homem comum que vira o herói brincalhão das filhas pequenas, anuncia: “E ela diz: ‘Deus te acompanhe, pretin, bom dia’ / Me deu um beijo e virou poesia / ‘Deus te acompanhe, pretin’ / E um beijo de amor explodiu em alegria”.

ANTOLOGIA

O clima de aniversário pelos dez anos de Quem Já Mordeu Um Cachorro... continua com um livro lançado por Emicida no fim do ano passado, homônimo ao registro e em formato de antologia, reunindo textos de artistas, historiadores, poetas, pensadores e pessoas próximas ao rapper, além de ilustrações ligadas ao mundo das histórias em quadrinhos.

O material circula pelas histórias que rodeiam a mixtape, como o fato dos CDs terem sido gravados em casa, de modo artesanal, embalados um a um em envelopes marcados em carimbo com o "cabeça de fita" – personagem que se tornou facilmente reconhecido pelos admiradores do artista e do rap nacional – e vendidos inicialmente por R$ 2.

Há ainda o fato de o nome da mixtape ser a literal descrição de um acontecimento que Emicida hoje costuma contar aos risos: o da cadela que lhe roubou uma fatia de pão e a quem ele mordeu para recuperar a comida. O livro promete ajudar a entender os dez primeiros anos da carreira de um dos mais interessantes artistas da recente geração da música nacional.

Últimas notícias