Bebidas

Vendas no setor de cerveja devem crescer em 2014

Perspectiva se mantém positiva mesmo com queda na produção no terceiro semestre

Danilo Galindo
Cadastrado por
Danilo Galindo
Publicado em 13/10/2014 às 8:09
Foto: Michele Souza/JC Imagem
Perspectiva se mantém positiva mesmo com queda na produção no terceiro semestre - FOTO: Foto: Michele Souza/JC Imagem
Leitura:

Apesar da queda na produção brasileira de cerveja no terceiro trimestre, a perspectiva de um bom desempenho das vendas da bebida nos últimos três meses do ano deve garantir o crescimento do setor em 2014. 

Se confirmada a melhora entre outubro e dezembro, a expectativa de analistas consultados pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, é de que o mercado brasileiro de cerveja cresça cerca 3% neste ano, impulsionado principalmente por fatores sazonais e pela decisão do governo de adiar o reajuste tributário apenas para 2015.

Ao longo do primeiro semestre, a produção de cerveja foi beneficiada pelas elevadas temperaturas no verão, pelo carnaval tardio em março e pela realização da Copa do Mundo. De janeiro a junho, a produção de cerveja segundo o Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe) acumulou alta de 11,2% na comparação com igual período do ano anterior.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Cerveja (CervBrasil), apenas o Mundial colaborou para um aumento de 2,2% na fabricação da bebida entre os meses de junho e julho, período no qual o setor costuma apresentar uma retração das vendas. 

Passados os efeitos sazonais, o setor voltou a apresentar queda na produção em agosto e setembro, fazendo com que o terceiro trimestre encerrasse com uma diminuição de 2,1% ante igual trimestre de 2013. "É importante notar, no entanto, que os dados de produção não necessariamente representam os das vendas. Além disso, o desempenho do último trimestre é normalmente o mais forte do ano, sendo responsável por aproximadamente 30% das vendas", afirmam, em relatório, os analistas Catarina Pedrosa e Douglas Coelho de Oliveira, do Banco Espírito Santo. 

Apesar da queda no último trimestre, os profissionais lembram que o mercado brasileiro de cervejas mantém um resultado positivo no acumulado do ano até setembro. Segundo o Sicobe, até o momento a produção em 2014 apresenta alta de 6,8% em relação ao ano passado. A expectativa é que a partir de outubro e, principalmente, de novembro haja uma retomada da produção e das vendas já em linha com a sazonalidade do final do ano. 

Além disso, analistas acreditam que a decisão do governo federal em adiar o reajuste tributário do setor para 2015 vai evitar que as companhias realizem aumentos expressivos nos preços de seus produtos, o que também deve ajudar a elevar as vendas.

A AmBev, maior fabricante de bebidas do País e detentora de cerca de 70% do mercado brasileiro de cerveja, deve ser a principal beneficiada com a medida. A exemplo do que aconteceu na Copa do Mundo, quando a companhia realizou um congelamento dos preços, o novo adiamento dos impostos deve alavancar o volume de vendas da companhia no Brasil. 

"O planejamento da companhia incluía a previsão do reajuste em outubro. Dessa forma, sem o aumento, o crescimento deve ficar acima do previsto inicialmente", estima um analista que prefere não ser identificado.

Logo após o anúncio do reajuste, a Ambev chegou a revisar suas estimativas para o mercado brasileiro, reduzindo o guidance de investimentos para um nível abaixo dos R$ 2,8 bilhões previstos inicialmente, sem, no entanto, divulgar um novo montante. Apesar disso, a Ambev manteve a perspectiva de aumento da receita líquida para as operações brasileiras. No ano, a expectativa é de um crescimento entre um dígito porcentual alto e dois dígitos baixos. 

A Brasil Kirin, ex-Schincariol, também acredita no crescimento do setor em 2014. "O número deste ano para o setor de cervejas cresce, nós temos uma perspectiva de crescimento, mas abaixo de dois dígitos", afirmou o vice-presidente de Operações da companhia, Alexandre Sanchez. 

A CervBrasil também preferiu não definir um estimativa exata para o crescimento do setor neste ano, mas mantém a perspectiva de que a produção da bebida em 2014 deve reverter o resultado de 2013, quando houve retração de 2%. "Considerando o caráter sazonal dos nossos produtos, o período de férias e festas de fim de ano sempre permitiu que as vendas (do quarto trimestre) fossem mais expressivas e compensatória aos demais períodos. Confiamos que a sazonalidade do período que se inicia com o verão poderá minimizar as quedas que o mercado tem apresentado nos últimos meses", disse ao Broadcast o presidente executiva da associação, Paulo de Tarso Petroni.

Já no longo prazo, o setor espera para 2015 um ano mais desafiador no mercado doméstico, com a perspectiva de uma redução do consumo doméstico. Para Petroni, "o processo recessivo" da economia interna já é uma realidade. Diante dessa perspectiva, analistas acreditam que as oportunidades de crescimento para Ambev nos próximos anos devem ficar mais concentradas em outros países da América do Sul, onde a fabricante tem mais espaço para aumentar sua participação de mercado.

Últimas notícias