Apagão

Chesf promete restabelecer energia no Grande Recife até 12h

Horas depois do ocorrido, ainda há relatos de falta de energia no bairro do Ibura e Coqueiral

Giovanna Torreão
Cadastrado por
Giovanna Torreão
Publicado em 18/12/2014 às 11:28 | Atualizado em 07/03/2020 às 1:54
Foto: Diana Moura/JC
Horas depois do ocorrido, ainda há relatos de falta de energia no bairro do Ibura e Coqueiral - FOTO: Foto: Diana Moura/JC
Leitura:

Atualizada às 15h04

O apagão que afetou o Grande Recife e o interior de Pernambuco ocorreu devido a um defeito uma das linhas de transmissão entre duas subestações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Segundo a Chesf, a energia deveria ter sido restabelecida até as 12h desta quinta-feira (18), entretanto algumas localidades ainda estão sem energia. Os bairros do Ibura, Sancho e Totó  continuam sem energia 13 horas depois do problema que deixou no escuro 60% da Região Metropolitana do Recife. A diretoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) tinha dado o prazo de meio dia de hoje para o serviço ser reestabelecido em todo o Grande Recife. Agora, a assessoria de imprensa da Celpe informa que o reestabelecimento do problema é com a Celpe, que não se pronunciou sobre o assunto.

Entre os locais afetados nesta tarde estão: Vila Dois Carneiros e Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes; Jardim Brasil, Jardim Fragoso e Rio Doce, em Olinda; Ibura, Curado, Jardim São Paulo e Jordão, no Recife. Segundo a Celpe, cerca de 500 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido na noite da quarta-feira (17).

De acordo com o diretor de operação da Chesf, Mozart Bandeira, o apagão aconteceu em decorrência de um defeito entre as subestações do Bongi e de Joairam, no Curado. "Entre as duas instalações, três linhas fazem a transmissão de energia para o Grande Recife. Uma dessas linhas sofreu dois curto circuitos, o que provocou o desligamento das subestações", afirma o diretor de operações. Juntas, as duas subestações abastecem 60% da Região Metropolitana do Recife.

O funcionamento na subestação de Joairam foi restabelecido 23 minutos após o início do apagão. Já na estação do Bongi, o defeito na linha provocou um impedimento na energização, sendo necessária uma intervenção para isolar o problema e somente uma hora depois o funcionamento foi normalizado.

Muitas pessoas utilizaram as redes sociais para relatar sobre um clarão no céu da RMR. Ainda segundo a Chesf, a luz aconteceu devido a uma linha da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que une a subestação da Várzea a estação de Metrô Coqueiral, que foi atingida por um cabo da Chesf que se rompeu. Com o choque entre as linhas, aconteceu um curto-circuito. A linha da Celpe ainda está sem funcionar.

O diretor de operação afirmou ainda que a manutenção das subestações acontece de forma periódica e dentro do previsto. "Lamentamos o ocorrido e vamos atuar para bloquear o que levou ao apagão", disse Mozart Bandeira.

 

Últimas notícias