A Vigilância Sanitária do Recife (Visa), juntamente com o Procon-PE, Ministério Público de Pernambuco e Delegacia do Consumidor, interditou nesta terça-feira (27) o depósito da distribuidora AFP Atacado Eireli em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. No local foram encontradas 5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo e falta de estrutura adequada para armazenamento dos produtos.
Duarante a operação as equipes identificaram várias irregularidades, como produtos com o prazo de validade vencido, mofo, moscas e carne de charque estragada.
Foram detectadas embalagens roídas por ratos, larvas, fezes de insetos e de roedores. Além disso alguns produtos como maioneses e margarinas estavam expostos, em temperatura ambiente, sacos de farinha de trigo para panificação abertos e que continham insetos mortos e mofo. Alguns outros produtos como embutidos estavam sem condicionamento adequado, sacos de açúcar com o prazo de validade vencido, caixas de leite estouradas com moscas, todos fora do armazenamento correto.
Segundo a gerente da Vigilância Sanitária, Adeílza Ferraz, nas instalações tinham muitas infiltrações e mofo nas paredes, além das más condições higiênico-sanitárias do ambiente de armazenamento.
O material recolhido foi incinerado e o gerente do estabelecimento foi detido pela Delegacia do Consumidor, para prestar depoimento. O depósito ficará interditado e não tem prazo para reabrir. Para a reabertura é preciso que os proptietários cumpram as exigências feitas pela Visa. Aém disso, os responsáveis responderão a um processo administrativo-sanitário que pode ?resultar em uma multa que varia de R$ 40 a R$ 400 mil.