Bovespa cai 3,01% com mau humor no cenário externo

Bovespa sofreu com o nervosismo do mercado externo após a AIE cortar previsões de demanda global por petróleo neste ano e no próximo
Estadão Conteúdo
Publicado em 13/09/2016 às 18:52
Bovespa sofreu com o nervosismo do mercado externo após a AIE cortar previsões de demanda global por petróleo neste ano e no próximo Foto: Foto: Reprodução/Conteúdo


Um forte movimento de aversão a ativos de risco no mercado internacional não poupou a Bovespa, que caiu 3,01% nesta terça-feira (13) voltando ao patamar dos 56.820,77 pontos. Na essência do movimento mundial estiveram as preocupações dos investidores com a fraqueza das economias na Ásia, Europa e Estados Unidos. Apesar da queda agressiva, profissionais ouvidos pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, afirmam que o movimento pode ser atribuído a uma correção, dado que o Ibovespa ainda contabiliza ganhos de 31,08% em 2016.

O nervosismo dos mercados teve início com a notícia de que a Agência Internacional de Energia (AIE) cortou previsões de demanda global por petróleo neste ano e no próximo. Para justificar sua previsão, a entidade destacou a desaceleração na demanda vinda da Ásia, sobretudo de China e Índia. A análise da agência não apenas derrubou os preços do petróleo e outras commodities, como também alimentou o pessimismo no que diz respeito ao fraco crescimento da economia mundial. No Brasil, as ações da Petrobras tiveram quedas de 7,61% (ON) e de 6,74% (PN). As da Vale, suscetíveis à variação negativa das commodities metálicas, caíram 6,98% (ON) e 6,94% (PNA). 

Mas entre as 58 ações que compõem o Ibovespa, as maiores quedas ficaram com as ações do setor de siderurgia - importantes termômetros da expectativa em relação ao crescimento econômico.

Lideraram as perdas do índice os papéis de Gerdau Siderúrgica PN (-8,76%), Gerdau Metalúrgica PN (-8,43%), Usiminas PNA (-7,71%) e CSN ON (-7,39%).

Hoje o governo anunciou um programa com medidas elaboradas pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Nesta primeira fase, serão 25 projetos em concessão, que incluem quatro aeroportos e seis distribuidoras de energia, além de rodovias, ferrovias e terminais. O anúncio não chegou a influenciar a bolsa, apesar de uma certa cautela nos negócios com ações de infraestrutura. CCR S/A ON teve queda de 5,23% e EcoRodovias ON recuou 3,41%.

Na mínima do dia, registrada à tarde, o Ibovespa atingiu 56.459 pontos, com baixa de 3,63%. Segundo profissionais do mercado, a aceleração foi causada por movimentos de "stop loss" (interrupção de perdas) por parte de investidores vencidos pela magnitude das quedas.

TAGS
bovespa Bolsa de Valores
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory