Bolsa

Bovespa sobe 0,09% e termina semana com ganho de 0,31%

Mesmo caindo em três dos cinco pregões desta semana, Bovespa conseguiu manter ganhos e levar o acumulado de outubro para 10,18%

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 28/10/2016 às 19:13
Foto: Reprodução/Internet
Mesmo caindo em três dos cinco pregões desta semana, Bovespa conseguiu manter ganhos e levar o acumulado de outubro para 10,18% - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

A Bovespa teve uma sessão de marcada pela instabilidade nesta sexta-feira (28) alternou sinais de alta e baixa, antes de fechar perto da estabilidade, com alta de 0,09%. Mesmo tímido, esse resultado levou o Ibovespa a um novo pico no ano. Com a agenda política e econômica escassa, o cenário internacional e os balanços das empresas ditaram o ritmo dos negócios. Em cinco pregões na semana, a Bovespa caiu em três deles. Mesmo assim, a semana teve ganho de 0,31%, levando o acumulado do mês para 10,18%.

 

A sexta-feira foi predominantemente de alta, pautada por balanços e pelo resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que animou investidores e aumentou o apetite por risco. À tarde, no entanto, veio a notícia de que o FBI reabriu a investigação sobre os e-mails da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, no período em que era Secretária de Estado. A medida pesou sobre as bolsas americanas, com preocupações de que o republicano Donald Trump pudesse ganhar espaço nas intenções de voto. A Bovespa, que já dava sinais de falta de fôlego, acompanhou Wall Street e abandonou o viés de alta, passando a cair. O movimento, no entanto, foi absorvido nos últimos minutos de negociação.

Resultados corporativos trimestrais também deram sustentação ao Ibovespa. Usiminas PNA disparou 11,30%, liderando as altas do índice, graças a uma redução drástica do seu prejuízo trimestral A empresa reportou perda de R$ 107 milhões no terceiro trimestre, valor quase dez vezes menor que o registrado no mesmo período do ano passado (R$ 1,042 bilhão). Entre as "blue chips" do mercado, o dia foi de instabilidade, com influência direta sobre as oscilações do Ibovespa. Os papéis da Petrobras chegaram a operar descolados das quedas dos preços do petróleo, mas terminaram o dia divididos entre a estabilidade das ações preferenciais e a baixa de 0,62% das ordinárias. 

Um dia depois de um balanço considerado positivo, as ações da Vale também estiveram voláteis, mas avançaram no final do pregão A alta de 1,3% do minério de ferro no mercado chinês foi influência positiva e Vale ON subiu 0,64% e Vale PNA avançou 0,29%. Os papéis de bancos andaram em sentidos divergentes, tendo como destaque Banco do Brasil ON, que caiu 1,57% em um movimento atribuído à realização de lucros recentes.

Últimas notícias