O líder hindu Rajan Zed, presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, fez um pedido inusitado para que uma tradicional cerveja brasileira tivesse seu nome modificado. O religioso pediu para que a multinacional belgo-brasileira AB InBev alterasse o nome da marca Brahma, o mesmo nome do deus responsável pela criação do universo segundo o hinduísmo.
"O caráter sagrado de Brahma não fica bem em propagandas de cerveja. Símbolos de qualquer fé, maior ou menor, não devem ser desrespeitados", declarou Zed. Ele se tornou conhecido por se queixar de alguns ícones da religião hindu que são utilizados por grandes marcas. Alguns exemplos de produtos que já contaram com protestos foram uma tampa de privada que usa a imagem do deus Ganesha e leggings com estampas de deuses hindus.
A Brahma foi batizada com esse nome desde sua fundação, em 1888, no Rio de Janeiro. O pedido para que a cerveja mudasse de nome foi feito à direção belga da AB InBev, durante um evento realizado nos Estados Unidos. A empresa ainda não se posicionou sobre este desejo do religioso.