INJEÇÃO

Bolsonaro diz que anúncio do FGTS está previsto para esta semana

O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira (17) que trabalhadores poderão sacar até 35% dos recursos de contas ativas no FGTS

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 17/07/2019 às 17:48
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira (17) que trabalhadores poderão sacar até 35% dos recursos de contas ativas no FGTS - FOTO: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (17) que o anúncio para liberação do FGTS e do PIS/Pasep deve ocorrer esta semana. Ele frisou que isso representaria "uma pequena injeção na economia" e ressaltou que a atividade já começa a dar sinais de recuperação, "pelos sinais positivos (no geral) e em especial também pelos sinais que estão vindo do Parlamento".

Bolsonaro afirmou ainda que o governo quer fazer uma reforma dos tributos federais e que deseja que a tabela de Imposto de Renda esteja, no máximo, em 25%. "E nós queremos ano a ano diminuir a nossa carga tributária", apontou.

Anúncio

O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira (17) que trabalhadores poderão sacar até 35% dos recursos de contas ativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A expectativa é injetar R$ 42 bilhões na economia e, assim, atingir a projeção de crescimento de 0,81% no PIB. 

Minimizar a crise

Para o líder do MDB, Baleia Rossi (SP), a iniciativa é boa e já deu resultado no governo anterior. "É algo que diminuiu um pouco os efeitos da crise. No entanto, precisamos fazer mais. Aprovar a reforma tributária para gerar mais empregos e renda por meio da simplificação do sistema", disse ele ao Broadcast.

O líder do Podemos, José Nelto, acredita que o governo deveria liberar uma porcentagem maior do que a atualmente estudada. "Acho que é pouco, deveria ser maior do que 35%. Temer fez isso e deu certo. É a saída? Não. Mas em um momento de crise como esse é o remédio", disse. A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), considerou a medida "uma boa notícia".

Últimas notícias