PARQUE DE EXPOSIÇÃO DO CORDEIRO

Leilão destaca o gado Sindi na 78ª Exposição de Animais

O Primeiro Leilão Sindi FTI, promovido pelo empresário e pecuarista Marcelo Tavares de Melo, primou pela diversidade

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/11/2019 às 23:15
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Para fomentar a cultura de criação do gado Sindi, uma das raças de maior relevância e expansão na atualidade, o Primeiro Leilão Sindi FTI, promovido pelo empresário e pecuarista Marcelo Tavares de Melo, da Fazenda Três Irmãos/Rebanho FTI e com a participação de criadores do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, foi realizado na noite desta quinta-feira (21), dentro da 78ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

“O Sindi é um animal muito rústico, muito adaptável, precoce e de rendimento de carcaça espetacular. Na realidade, o rendimento do Sindi normal é em torno de 59%, enquanto as demais raças de zebuínos têm cerca de 52%, 54%. Quando cruza com Nelore, por exemplo, o Sindnel chega a 59,7% e até 62,9%. Escolhemos os lotes de uma forma muito profissional com várias opções para todos os gostos”, explicou Marcelo ao abrir o leilão, que contou com cerca de 35 lotes, incluindo novilhas prenhas, babies, tourinhos, animais premiados e campeões de pista, além de doses do sêmen dos animais FTI Alexander FIV, Apolo Sindi e Origame Sindi, reprodutores que já foram campeões, modelo frigorífico e grandes campeões em exposições regionais, nacionais e também na Expozebu, a “Meca do Zebu”.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leilão lotou o Tatersal da Sociedade Nordestina de Criadores (SNC) - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A raça Sindi chega a 58,5% de rendimento de carcaça em relação ao peso vivo do animal - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
- Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A raça tem como principais características a precocidade, rusticidade e dupla aptidão - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
- Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Originária do Paquistão, a raça Sindi é extremamente adaptável a regiões onde há seca - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
- Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Antes da entrada dos animais, foram entregues os troféus do Torneio Leiteiro Sindi, realizado entre o último domingo (17) e ontem com sete ordenhas. Participaram dez vacas divididas entre Fêmea Jovem, Vaca Jovem e Vaca Adulta.
Na primeira categoria, a vencedora foi Ida P, da FTI. Na categoria Vaca Jovem, o prêmio foi para Mirela Sindi, também da FTI. A ganhadora na categoria Vaca Adulta foi Maravilha J. França, de Josemar França.

Originária do Paquistão, a raça é extremamente adaptável a regiões onde há seca e tem entre as principais características a dupla aptidão para o corte e a produção de leite.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), Ronaldo Bichuette, o leilão, ao lado da 17ª Exposição Nacional da Raça Sindi, serviu para estimular a criação da raça no Nordeste. “O Sindi está consolidando bem. No cenário nacional, este ano foi o que tivemos mais ofertas em leilões. A raça cresce porque entrega o que promete. Para o Nordeste, é fundamental porque é a única que consegue sobreviver e produzir em condições inclementes como as do semiárido”, afirmou.

O presidente da Sociedade Nordestina de Animais (SNC), Delmiro Gouveia, destacou a importância do leilão para a programação da Exposição de Animais. “É bastante significativo porque o material genético que Marcelo Tavares vem desenvolvendo está entre os primeiros do Brasil, o que está comprovado nas pistas”, disse.

A 78ª Exposição segue até o próximo domingo (24). Para a manhã desta sexta-feira (22), estão previstos julgamentos de bovinos, caprinos, ovinos e equinos. Durante o último final de semana da feira, a programação inclui apresentações musicais infantis e religiosas. Veja a programação completa do evento.

Últimas notícias