Reportagem Documento Suape 2015 está na final do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo

Caderno especial foi selecionado entre 1.021 trabalhos inscritos no Brasil
Da editoria de economia
Publicado em 16/09/2015 às 18:43
Caderno especial foi selecionado entre 1.021 trabalhos inscritos no Brasil Foto: Fernando da Hora/JC Imagem


O especial Documento Suape 2015, publicado pelo Jornal do Commercio em julho deste ano, é finalista do 60º Prêmio ExxonMobil de Jornalismo. O caderno de 12 páginas traz um retrato de Pernambuco após a euforia da construção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo de Suape. A desmobilização da obra deixou um rastro de desemprego, prejuízos problemas sociais. A reportagem está entre os 70 trabalhos selecionados no País, de um total de 1.021 inscritos. Os textos são assinados pelas repórteres de Economia do JC, Adriana Guarda e Emidia Felipe, as fotos são de Fernando da Hora e o projeto gráfico e diagramação de Viviane Macena e Luciana Lobo.

O caderno especial disputa a premiação na categoria Regional Norte/Nordeste, junto com outros quatro trabalhos (três assinados pelo jornal cearense Diário do Nordeste e um do Correio da Bahia). O resultado será divulgado no dia 19 de outubro e a festa de premiação acontece no dia 12 de novembro.

O Documento Suape 2015 é um desdobramento do especial de mesmo nome publicado em 2011 e escrito por Adriana Guarda. Naquele ano, o JC mostrava a euforia da implantação de uma refinaria de petróleo no Estado, mas alertava para as demandas sociais agravadas pela chegada do empreendimento. Em 2011, o especial também foi finalista do Prêmio ExxonMobil, na categoria de Informação Econômica. Na edição deste ano, o especial revisita personagens e problemas sinalizados há 4 anos. Além do caderno, a reportagem ganhou um especial na web Documento Suape; Da euforia à frustração.

 

TAGS
JC reportagem documento suape 2015 prêmio exxon mobil
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory