Sicredi Recife lança a Woop, uma conta 100% digital

Lançamento é a primeira conta totalmente digital de uma instituição financeira cooperativa no Nordeste e marca nova fase da Sicredi Recife
JC Online
Publicado em 22/11/2018 às 6:00
Lançamento é a primeira conta totalmente digital de uma instituição financeira cooperativa no Nordeste e marca nova fase da Sicredi Recife Foto: Foto: Luiz Pessoa/JC360


Como parte de sua transformação tecnológica e cultural, e seguindo o movimento inevitável das corporações financeiras modernas, a Sicredi Recife lança, neste mês de novembro, a Woop – uma conta 100% digital, sem papel. A instituição cooperativa é a primeira do Nordeste a introduzir o produto, que também conta com cartão de crédito e atendimento online com chat, videochamada, e-mail e redes sociais. A ideia é oferecer uma solução financeira no ambiente digital e atrair novos públicos para o cooperativismo de crédito enquanto mantém o atendimento de qualidade junto aos associados atuais.

 “Todo o mercado financeiro vai precisar de um mercado digital. A gente quer se antecipar para habituar o nosso associado ao uso desse digital. Hoje, o pessoal quer as coisas mais rápidas, na mão, com agilidade. A idade não importa, desde que tenha o espírito jovem. Com essa conta digital, vamos atingir mais o mercado”, afirma o diretor executivo do Sicredi Recife, Wilberto Sousa.

A Sicredi Recife atende associados da Região Metropolitana, Mata Norte e a Mata Sul. Por ser uma cooperativa de crédito, os associados são considerados donos do negócio e votam nas decisões coletivas. “Diferentemente de outras instituições financeiras, na nossa conta ele passa a ser um associado, a participar dos resultados, a opinar, propor, votar e ser votado, como alguém que tem conta física”, diz o presidente do Conselho de Administração, Floriano Quintas. “Num banco, o resultado vai pra três ou quatro acionistas. Aqui, os resultados são distribuídos proporcionalmente à movimentação de cada um”, diz.

Desde 2017, qualquer pessoa física ou jurídica pode se associar à Sicredi Recife. Quem se associar através da Woop terá os mesmos direitos de quem tem a conta física. “Nosso público está muito envelhecido. Temos que preparar a turma jovem para dar sustentabilidade à cooperativa”, completa Quintas.

A Woop oferece uma conta corrente, quatro saques gratuitos por mês em caixas eletrônicos do Sicredi e Banco 24h, depósito via boleto bancário, transferências ilimitadas entre contas Sicredi e Woop Sicredi e um cartão para compras e saques. Há também a opção do pacote com cartão de crédito internacional, transferências ilimitadas para outros bancos via DOC e TED – nesse caso, o associado precisará pagar uma taxa mensal. Gradualmente, a Woop Sicredi vai integrar novas funcionalidades.

Para abrir a conta, é necessário pagar uma taxa única de Integralização de Capital, comum às cooperativas de crédito, no valor de R$ 20. Esse investimento é devolvido integralmente no encerramento da conta. O processo de cadastro é totalmente online, feito pelo aplicativo da Woop, disponível na App Store e na Play Store. Basta enviar os documentos necessários via aplicativo.

Mesmo com a abertura da conta digital, que não exige presença física em nenhuma agência do Sicredi Recife, Wilberto Sousa garante que o atendimento personalizado, marca da instituição, não ficará perdido. “Para a gente se adaptar a essa evolução, estamos fazendo as duas coisas, sem abandonar nossas raízes. O atendimento humanizado é uma das bases do cooperativismo. O digital é pra facilitar o negócio, mas isso não vai deixar nossa filosofia inicial de lado. A expectativa é de tecnologia e acesso mais fácil, sem deixar de lado a humanização que é uma das características da cooperativa, que é esse atendimento pessoal e humanizado”, aponta.

Atualmente, a Sicredi Recife conta com 10,5 mil associados na sua área de cobertura. Diferente dos bancos tradicionais, todo o capital que gira na cooperativa de crédito se concentra na região onde ela atua, ou seja, ao redor desses mais de dez mil associados. Essa característica traz incentivo à economia da região e investimentos nas comunidades locais. “O nosso dinheiro fica aqui. Enquanto em outro banco, o resultado vai para a sede, que pode ser em Nova York, pode ser em qualquer lugar do mundo. Aqui é diferente”, explica Quintas.

Programa de fidelidade

A novidade da conta digital já nasce com outra boa notícia, que é o programa de fidelidade atrelado à movimentação do cartão de crédito Woop.

À medida em que o associado faz compras, ele acumula pontos chamados de Mooedas, que podem ser trocados por descontos nas tarifas da conta corrente, como saques e transferências adicionais.

A adesão é opcional e voluntária, e o programa tem um custo mensal de R$ 5.

TAGS
sicredi cooperativas financeiras
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory