Consórcio Nordeste

Na França, Paulo Câmara e governadores do Nordeste apresentam região a empresários

Governadores estão em missão na Europa em busca de ampliar o fluxo de negócios com investidores do continente e fortalecer as relações de cooperação

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/11/2019 às 11:50
Foto: Divulgação/Governo de Pernambuco
Governadores estão em missão na Europa em busca de ampliar o fluxo de negócios com investidores do continente e fortalecer as relações de cooperação - FOTO: Foto: Divulgação/Governo de Pernambuco
Leitura:

O governador Paulo Câmara (PSB), ao lado dos governadores dos outros estado do Nordeste, se reuniu, nesta segunda-feira (18), em Paris, com 40 empresários franceses para apresentar um mapa de oportunidades de investimentos na região. O encontro acontece durante a missão internacional promovida pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste).

A missão dos governadores visa ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e fortalecer as relações de cooperação. Além disso, os chefes dos executivos estaduais do Nordeste buscam atrair recursos para áreas integradoras, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP).

Na reunião, articulada pelo Movimento das Empresas da França (Medef), foi destacado o potencial de consumo e de desenvolvimento da região nordestina, onde vivem 57,1 milhões de habitantes e tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro.

'Unidade da região'

Para o governador Paulo Câmara, os desafios enfrentados pelos estados nordestinos são semelhantes e a missão internacional reforça a unidade da região. “Os estados do Nordeste enfrentam desafios semelhantes e estão, a partir do Consórcio, buscando alternativas comuns para superar as adversidades e planejar uma agenda para o futuro. Essa missão reforça a unidade da nossa região e nos permite apresentá-la na busca por mais parcerias internacionais, que dialogam com o que pensamos sobre desenvolvimento e sustentabilidade", disse Câmara.

O diretor geral do tesouro francês, Cristophe Bories, afirmou que seu país investe mais no Brasil do que na China e vê no Nordeste desafios e oportunidades para empresas francesas. “A França investe mais no Brasil do que na China. O Nordeste é uma região que tem três vezes a superfície da França e tem desafios e oportunidades para nossas empresas. Podemos fazer vários tipos de cooperação entre a França e os estados do Nordeste”, falou.

Após a apresentação e conversa com os empresários, os governadores se reuniram com o ministro francês Bruno Le Maire. Além de Paris, o grupo estará em Roma, na quarta-feira (20), e em Berlim, na quinta (21) e sexta-feira (22).

Últimas notícias