NORDESTE

Paulo Câmara embarca neste sábado (16) para missão internacional do Consórcio Nordeste

O governador de Pernambuco, acompanhado dos outros oito governadores do Nordeste, visitarão a Itália, Franca e Alemanha para captar investimentos para a região

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 15/11/2019 às 18:25
Foto: Divulgação
O governador de Pernambuco, acompanhado dos outros oito governadores do Nordeste, visitarão a Itália, Franca e Alemanha para captar investimentos para a região - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O governador Paulo Câmara (PSB) embarca, neste sábado (16), para a Europa em missão internacional promovida pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste). A iniciativa é considerada pelos governadores da região como uma ação pioneira, por reunir os nove estados em prol da ampliação de investimentos para gerar emprego e renda em áreas como Infraestrutura, Energias Renováveis e Turismo. Do Estado, quem também integra a comitiva do Consórcio, que visitará a França, Itália e Alemanha, de 18 a 22 de novembro, é o secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno Schwambach, o assessor especial do governo Antônio Figueira, e o secretário de Cultura Gilberto Freyre Neto.

Sobre a agenda de negócios, já está marcada uma reunião com representantes do Banco de Fomento Alemão (KFW), da Federação das Indústrias da Alemanha (BDI); um encontro com empresários e investidores da Confederação Geral da Indústria Italiana; além de uma reunião com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola. "Vamos ter encontro com o banco de desenvolvimento da França também e as confederações de indústria e comercio também para mostrar nossos potenciais", ressaltou Schwambach.

“Na próxima semana, estarei no exterior junto com os governadores do Nordeste para apresentar a região, discutir a atração de investimentos e formas de intercâmbio que possam aprofundar as relações e, ao mesmo tempo, mostrar as potencialidades do Nordeste brasileiro”, afirmou Paulo Câmara, ao transmitir o cargo para a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), assumindo interinamente até o dia 25 de novembro. 

“É uma oportunidade muito importante, diante do interesse que esses países têm demonstrado na nossa região. Por isso, vamos mostrar que quem investe no Nordeste não se arrepende e que temos gestões que podem fazer a diferença”, ressaltou o socialista.  Luciana Santos reforçou a importância dessa agenda no exterior, no sentido de atrair investimentos para Pernambuco, e frisou que dará continuidade às agendas do Estado. “Durante essa semana, vamos associar as atividades de rotina do governo com ações voltadas para as mulheres e para a consciência negra”, pontuou.

ITAMARATY 

Na última terça-feira (12), uma comitiva representando o Consórcio Nordeste, esteve em Brasília para apresentar ao ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o cronograma da missão internacional e pedir apoio do Itamaraty. O diretor do Departamento de Promoção de Serviços e de Indústria do Ministério das Relações Exteriores, Luiz Cesar Gasser,  foi então designado a acompanhar os governadores nos compromissos que serão realizados na França, Itália e Alemanha. “ Viemos reforçar para que o Itamaraty se faça presente. Aqui não está em discussão debates políticos e ideológicos, mas a atração de investimento para o Brasil e, particularmente, para o Nordeste”, declarou o presidente do Consórcio, o governador da Bahia Rui Costa (PT), após o encontro com o ministro. 

Últimas notícias