Consórcio

Consórcio Nordeste faz apelo para Petrobras permanecer na região

'Nós não podemos aceitar de maneira nenhuma a saída da Petrobras do Nordeste', diz Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 16/09/2019 às 19:40
Elisa Elsie / GovRN
'Nós não podemos aceitar de maneira nenhuma a saída da Petrobras do Nordeste', diz Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte - FOTO: Elisa Elsie / GovRN
Leitura:

Em mais um encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, desta vez em Natal, Rio Grande do Norte, os gestores se reuniram para lançar uma carta de seis pontos ao governo federal. Entre os temas abordados está a permanência da Petrobras no Nordeste, a reforma tributária, recursos para educação e preocupação com a importação não tributada do etanol aos Estados Unidos. O documento foi assinado pelos 9 Estados.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anfitriã do evento, foi a escolhida como porta-voz do grupo. Antes da entrevista coletiva, a chefe do executivo destacou os temas discutidos durante a reunião."Nosso foco é uma reforma tributária justa e solidária que responda ao nosso principal drama do país hoje que é o desemprego bem como ao outro grave problema que é a baixa qualidade e acesso às políticas públicas principalmente nas áreas sociais, apesar de pagarmos altas taxas de impostos", disse.

Fátima também afirmou que os governadores vão até o presidente da Petrobras defender a presença da Companhia na região. "Nós não podemos aceitar de maneira nenhuma a saída da Petrobras do Nordeste. Infelizmente, estão sendo dados sinais de desenvestimos e precisamos trabalhar de forma unida para que a Petrobras retome seus investimentos em todo o Rio Grande do Norte e no Nordeste." E acrescentou: "Nós queremos a reativação da exploração de petróleo e gás no nosso Estado não só pela via da iniciativa privada como também pela via dos investimentos da Petrobras."

Consórcio

O Consórcio Nordeste foi criado desde março deste ano, no Maranhão, mas suas diretrizes tiveram que ser aprovadas nas assembleias legislativas dos nove estados para formalização. Paulo Câmara sancionou no dia 29 de maio o projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Através do consórcio, os estados nordestinos poderão fazer projetos conjuntos de infraestrutura, criar fundos de investimentos, construir parques tecnológicos interestaduais, entre outras iniciativas.

Últimas notícias