O Seminário Soluções Urbanas – Turismo, realizado nessa quarta-feira (27), no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, foi o ponto alto de uma discussão sobre os potenciais e entraves do turismo em Pernambuco iniciada no domingo (24) no Jornal do Commercio e demais veículos do SJCC. A série de reportagens que antecedeu o evento elaborou um panorama detalhado do setor no Estado.
Estiveram na pauta temas como o descompasso entre os investimentos e a governança público-privada do turismo nos litorais Norte e Sul, o desafio de desenvolver a atividade de forma sustentável em Fernando de Noronha, a necessidade de requalificação do Centro de Convenções de Pernambuco para que o Recife retome sua posição no segmento de negócios e os caminhos para a interiorização do turismo, que passa por acessos viários bem pavimentados e pelo crescimento da aviação regional, entre outras questões.
Hoje, o turismo representa apenas 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco. Muito pouco diante da diversidade de atrativos naturais e culturais do Estado. No País, o setor responde por 8,1% do PIB nacional (US$ 152,2 bilhões) e 7,3% dos empregos. Em âmbito mundial, o índice chega a 10% do PIB, sendo o turismo responsável pela geração de um em cada dez empregos. Trata-se do segundo setor de maior crescimento no mundo, atrás apenas do de manufaturas. Em 2018, o turismo cresceu 3,9% no mundo, contra 3,2% da economia global.
Leia Também
- Seminário Soluções Urbanas proporciona rica troca entre profissionais do turismo
- Painel do Seminário Soluções Urbanas - Turismo trouxe experiências brasileiras de sucesso
- SJCC promove seminário no Recife sobre soluções urbanas e turismo
- Seminário do SJCC apontou soluções sobre déficit habitacional
Experiências inspiradoras
Além de apresentar os problemas que ainda impedem o Estado de aumentar sua receita turística, as reportagens também apontaram experiências inspiradoras de outras partes do País. Em síntese, elas mostram a importância de investir em infraestrutura, diversificação de atrativos, capacitação e promoção para prover os destinos turísticos de boas condições para receber os turistas, a partir da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O seminário sobre turismo foi o segundo de uma série de discussões que o SJCC está promovendo para discutir questões essenciais ao crescimento dos municípios e do Estado. O primeiro, sobre habitação, aconteceu em setembro, e os próximos, que ocorrerão no primeiro semestre de 2020, serão sobre mobilidade e saneamento. “O modelo segue o mesmo: debate precedido por jornalismo de qualidade e evento relevante para expor o debate e trocar ideias. O compartilhamento de experiências tem sido o grande legado do projeto Soluções Urbanas. Abre perspectivas, alarga o debate. Foi assim no evento sobre habitação, foi assim agora com o turismo. Ganham principalmente nossos consumidores de informação, em todas as plataformas”, destaca o diretor de Redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira.
O Seminário Soluções Urbanas - Turismo conta com o apoio da CVC.