Sport, Santa Cruz e Salgueiro entram em campo nesta quarta (23/3), em busca da classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste. O Leão e o Carcará jogam em casa contra o Botafogo-PB e Imperatriz-MA, respectivamente. Já o Tricolor atua em Salvador contra o Bahia. O saldo de gols pode ser decisivo nesta última rodada.
A vida mais difícil é a do time sertanejo, que mesmo vencendo pode não se garantir na próxima fase. A equipe coral tem a conta mais fácil: vitória ou empate garante o clube nas quartas. Uma derrota não necessariamente será sinal de eliminação. Enquanto o rubro-negro pode se classificar com os três resultados. Só a vitória classifica direto os comandados de Falcão.
O Salgueiro pode se classificar apenas entre os três melhores segundos colocados. Para isso, precisa vencer e ficar ligado nos outros grupos. O América-RN tem que empatar com o Coruripe, o Fortaleza não pode vencer o Ríver (se o Sport perder, o Fortaleza pode bater o Ríver). É bom ficar atento no Sampaio Corrêa, que está em terceiro no Grupo E com sete pontos, mas vai jogar em casa com o lanterna Flamengo-PI.
O Santa Cruz também só tem condições de se classificar como o vice-líder do Grupo C, mas os cálculos do Tricolor são mais fáceis. Uma vitória ou um empate ante o Bahia coloca o clube na próxima fase sem depender de outros resultados. Em caso de derrota, a equipe (que é a melhor segunda colocada no momento), não pode ser passado por três clubes: Vitória da Conquista que tem os mesmos 10 pontos, América-RN com oito, além de Fortaleza e Salgueiro, ambos com sete.
As contas mais complexas estão com o Sport, que pode se classificar como primeiro do Grupo D ou entre os três melhores segundos lugares. Uma vitória sobre o Botafogo-PB coloca o time rubro-negro direto nas quartas de final. Um empate ou derrota também pode classificar o Leão, dependendo dos outros resultados. Inclusive do próprio grupo.
Caso termine a partida contra o Botafogo-PB com uma igualdade no placar e uma vitória do Fortaleza em cima do River, o Leão precisa torcer para que o Salgueiro não vença e o América empate com o Coruripe. Se perder por um gol de diferença para o Botafogo-PB, tem que torcer por um empate com poucos gols entre Fortaleza e Ríver.