série a1

A força do Sertão no Campeonato Pernambucano

Região contará com quatro equipes na elite estadual

Matheus Cunha
Cadastrado por
Matheus Cunha
Publicado em 18/12/2016 às 9:40
Divulgação/Afogados
Região contará com quatro equipes na elite estadual - FOTO: Divulgação/Afogados
Leitura:

Além do Salgueiro, outras três equipes do Sertão estarão na Série A1 do Campeonato Pernambucano em 2017. Serra Talhada, Afogados e Flamengo de Arcoverde farão companhia ao Carcará na elite – os dois últimos vêm da Série A2. A última vez em que quatro equipes sertanejas estiveram na A1 foi em 2012, quando o Carcará e o Cangaceiro tiveram a companhia de Araripina e Petrolina. O Bode acabou rebaixado à Segunda Divisão ao fim da competição daquele ano. 

Apenas a Região Metropolitana do Recife terá a mesma quantidade de representantes (América, Náutico, Santa Cruz e Sport) quanto o Sertão. O Agreste (Belo Jardim e Central) e Zona da Mata (Atlético-PE e Vitória) contarão com dois times cada. 

Afogados e Flamengo de Arcoverde subiram quarta-feira para a elite em disputa contra o Timbaúba e a Cabense, respectivamente. Ambos times foram os primeiros colocados da primeira fase da Série A2 e estiveram durante todo o campeonato entre os favoritos ao acesso. 

As equipes possuem jogadores conhecidos em seus elencos. O Flamengo conta com volante Vagner Rosa, ex-Náutico e Santa Cruz. Os arcoverdenses também possuem uma parceria com o Porto, que emprestou vários atletas à equipe. Já o Afogados é comandado por Adelmo Soares, treinador com várias passagens pelos clubes do interior. 

“Vocês podem esperar um time bastante competitivo. Vamos tentar nos classificar entre os três primeiros para garantir um espaço no hexagonal final. Nossa folha hoje gira em torno de R$ 30 mil, mas subiremos para R$ 40 mil ano que vem. A parceria com o Porto será mantida e deveremos receber mais jogadores”, afirmou Olavo Bandeira, presidente do Flamengo de Arcoverde.

O Serra Talhada quase ficou de fora do campeonato. O Cangaceiro enfrenta uma grave crise financeira e só definiu sua participação na última sexta-feira. O presidente do clube, Zé Raimundo, fez uma série de reuniões com diretores e políticos da cidade para poder angariar recursos. Junto com o anúncio da participação, o presidente também informou que Sérgio China (ex-treinador de Náutico, Santa Cruz e Salgueiro) irá comandar o time na disputa da Série A1. 

DISTÂNCIA ATÉ O SERTÃO

Caso as três vagas no hexagonal final, em disputa na primeira fase, sejam preenchidas por sertanejos, o trio de ferro da capital terá que pegar uma longa estrada. Arcoverde é a cidade mais próxima do Recife, a 255km de distância. Depois vem Afogados da Ingazeira, distante 319km. Em seguida, Serra Telhada com 414km. Por fim, Salgueiro fica 512km distante da capital.

Últimas notícias