Os problemas financeiros, com déficits demonstrados nos balanços dos clubes, aliados à campanhas discretas dos times no Campeonato Brasileiro, refletiram na perda do valor de mercado do trio de ferro nesta temporada. Quem apontou isso foi a BDO em seu estudo sobre o valor de marca dos clubes brasileiros. Segundo o relatório deste ano, Náutico, Santa Cruz e Sport, somados, perderam cerca de 33% da força de mercado em comparação com o ano passado.
Em números absolutos, a queda foi de quase R$ 56 milhões. Quem mais perdeu em termos numéricos foi o Leão, que teve uma redação de R$ 34,6 milhões em relação ao ano passado. Os rubro-negros tinha um valor de R$ 118,9 milhões e caíram para R$ 84,3 milhões. O Santa Cruz perdeu R$ 10 milhões, enquanto o Náutico caiu R$ 11,3 milhões.
Contudo, quem mais perdeu em aspectos de porcentagem foi o Tricolor do Arruda. Uma queda de 46,51% em relação a 2017. Os alvirrubros caíram 45,02% e os rubro-negros 29,10%.
Essas perdas de valores também fizeram os clubes da capital caírem no ranking da BDO. O Sport saiu de 15º mais valioso para 16º. O Náutico foi de 28º para 30º, enquanto o Santa Cruz foi de 29º para 32º.