Melhor marchadora sul-americana, Erica Sena festeja o seu melhor momento na carreira após a conquista da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos e do 6º lugar no Campeonato Mundial de Atletismo. Com vaga garantida para os Jogos Olímpicos do Rio, a pernambucana contou que seu programa de treinos não mudará por conta dos Jogos.
“Minha preparação vai ser muito parecida com o que eu fiz este ano. Pretendo competir alguns challengers e talvez participe de um camping. Tem uma competição na China, mas eu estou analisando se vou disputá-la”, comentou a marchadora, que há três anos treina em Cuenca, no Equador.
Neste ano, Erica encarou um ritmo muito forte, por isso ela deve manter o mesmo nível de treinos e competições visando às Olimpíadas. Em 2015, seu melhor resultado foi 1h29min37seg, o que lhe rendeu a liderança do ranking sul-americano da modalidade.
Embora tenha faturado o segundo lugar no Pan – título inédito para a marcha do País –, foi a sexta colocação do Mundial que evidenciou o potencial da atleta. Enquanto o Pan reúne atletas das três Américas, o Mundial amplia o número para os melhores competidores de vários países. Erica também conseguiu o melhor resultado da marcha atlética feminina nacional na competição e mostrou que chegará aos Jogos Olímpicos para buscar um lugar no pódio do esporte.
Em sua análise, ela tinha condições de fazer um tempo melhor tempo no Pan, mas uma faringite a prejudicou. “O Pan e o Mundial foram duas provas muito parecidas pelo clima. No Pan, eu poderia ter ido melhor. Duas semanas antes, peguei uma faringite muito forte e fiquei sem treinar. No Mundial, não fiz minha melhor marca, mas fiz o possível dentro das condições da prova”, observou.