natação

Etiene Medeiros compete nos 50m livre do Maria Lenk neste sábado

A nadadora pernambucana Etiene Medeiros

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/04/2019 às 10:27
Divulgação/CBDA
A nadadora pernambucana Etiene Medeiros - FOTO: Divulgação/CBDA
Leitura:

Quatro dias após o início do Troféu Maria Lenk, a pernambucana Etiene Medeiros finalmente vai nadar as suas principais provas da temporada: 50m costas e 50m livre. Na manhã deste sábado, a nadadora vai cair na piscina em busca da classificação para as finais, marcadas para o início da noite. A grande expectativa gira em torno dos índices que Etiene almeja alcançar para garantir vaga nos Jogos Pan-Americanos e Campeonato Mundial.

CLASSIFICADA

Vale lembrar que ela já acumula duas classificações para as principais competições de 2019, com os índices dos 100m costas e 100m livre. As provas foram realizadas na quarta e quinta-feira, nessa ordem, e Etiene conseguiu, além do triunfo, cravar os tempos exigidos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). "Estou nadando muito solta. Esse tempo está muito próximo do meu melhor. Fui bem agressiva agora à tarde e isso foi bom", contou a pernambucana sobre a marca de 54seg49, válido como índice A dos 100m livre.

O Troféu Maria Lenk é a única competição seletiva para o Pan de Lima, no Peru, e para o Mundial Gwangju, na Coreia do Sul, torneios marcados para junho e julho. A seleção brasileira contará com 24 representantes no Mundial e 36 (18 homens e 18 mulheres) nadadores no Pan.

Considerada a melhor atleta da modalidade do País na atualidade, Etiene já conquistou sua vaga em ambas as delegações, faltando apenas confirmar sua presença nos 50m costas e 50m livre. Estas são as duas provas principais da agenda da pernambucana. Na primeira, ela é bicampeã mundial (em piscina curta, Doha-2014 e Windsor-2016) e campeã mundial (em piscina longa em Budapeste-2017). Já na segunda, prova mais tradicional da natação internacional, Etiene tem planos que envolvem os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Nas Olimpíadas do Rio-2016, ela foi a única finalista brasileira justamente nos 50m livre. Visualizando bastante potencial para chegar ao pódio de Tóquio-2020, a pernambucana mudou seu planejamento do ciclo olímpico e colocou a prova como sua prioridade. 

 

Últimas notícias