Lima-2019

Cores, história e tradição na abertura dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019

Cerimônia aconteceu na noite da última sexta-feira (26), no Estádio Nacional de Lima

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/07/2019 às 22:33
COB/Reprodução
Cerimônia aconteceu na noite da última sexta-feira (26), no Estádio Nacional de Lima - FOTO: COB/Reprodução
Leitura:

Uma das muitas montanhas características ao relevo peruano foi reproduzida para servir de cenário principal à abertura da 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos. Na noite desta sexta-feira (26), o Estádio Nacional de Lima, no Peru, exibiu ao mundo muitos aspectos culturais e históricos do país que sediará o maior evento poliesportivo das Américas até o dia 11 de agosto. Danças típicas, cores, o império inca e todas as 49 línguas faladas no nação foram retratadas na cerimônia por 362 voluntários.

Após a apresentação inicial, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, o presidente do comitê organizador, Carlos Neuhaus, e o presidente do Peru, Martín Vizcarra, foram saudados.

Depois das danças, começaram as entradas das delegações. A da Argentina foi a primeira. No desfile do time brasileiro, a grande novidade ficou por conta da porta-bandeira. Pela primeira vez na história dos Jogos, mulheres conduziram o símbolo do País. As campeãs olímpicas na Rio-2016 Martine Grael e Kahena Kunze foram as escolhidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As duas compõem a dupla número 1 do mundo na classe 49erFx e protagonizaram cena inusitada. Kahena colocou Martine, com a bandeira, sobre os ombros e a carregou durante boa parte do caminho.

“Nós duas representamos a união e a equipe que faz a diferença. Somos duas no barco, não faria sentido ser uma de nós apenas. Estamos muito felizes e honradas”, afirmou Kahena.

A festa teve como ponto alto a apresentação do cantor porto-riquenho Luis Fonsi.

PROGRAMA ESPORTIVO

Hoje as disputas esportivas já valem medalha em Lima. A equipe de taekwondo do Brasil entra em ação para buscar pontos valiosos rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Quatro atletas no masculino e quatro no feminino lutam no Ginásio Desportivo de Callao. Entre eles, Maicon Andrade (acima de 80kg), medalha de bronze na Rio-2016. Em Lima, ele faz estreia no Pan.

“Venho com essa bagagem de medalhista olímpico e mundial, mas nada muda. Aqui tem adversários que eu já venci e perdi, os melhores do continente. Treinei bastante para estar bem e acredito que vou trazer um bom resultado para o Brasil”, disse.

Completam a equipe brasileira Milena Titoneli (até 67kg), Paulo Ricardo (até 58kg), Ícaro Miguel (até 80kg), Edival Pontes (até 68kg), Talisca Reis (até 49kg), Rafaela Araújo (até 57kg) e Raiany Fidelis (acima de 67kg).

A equipe brasileira de esqui aquático também estreia no Pan hoje. Marcelo Giardi, o Marreco, e Mariana Nep serão os representantes no wakeboard, enquanto Felipe Neves e Tamires Aguiar disputam o slalom.
“Treinei bem, estou entre os melhores. A meta é chegar na final. A competição está difícil, com vários atletas de alto nível”, disse Marreco, 36 anos, ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, primeira vez em que a prova foi disputada.

Outro destaque do dia será o campeão mundial Isaquias Queiroz, na canoagem de velocidade. A partir das 11h30, ele disputa a eliminatória da C1 1000m. Às 13h30 volta a competir, desta vez, ao lado de Erlon Souza na C2 1000m. Nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, ele foi prata nas duas provas, assim como Erlon na C2 1000m.

Os demais representantes do Brasil que também competem hoje na canoagem de velocidade são Vagner Souta (K1 1000m) e Ana Paula Vergus (K1 500m).

Últimas notícias