Peru

Yane Marques celebra sobrevivência do pentatlo nos Jogos Olímpicos

Brasil está garantido na modalidade em Tóquio-2020 com a conquista do quarto lugar de Iêda Guimarâes no Pan de Lima

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 29/07/2019 às 6:59
COB/Divulgação
Brasil está garantido na modalidade em Tóquio-2020 com a conquista do quarto lugar de Iêda Guimarâes no Pan de Lima - FOTO: COB/Divulgação
Leitura:

Poderia ter sido a pernambucana Priscila Oliveira, veterana do pentatlo moderno, de 31 anos. Mas coube à carioca Iêda Guimarães, de 18, assegurar a sobrevivência do Brasil na modalidade durante os Jogos Olímpicos, após a aposentadoria da sertaneja Yane Marques. No último sábado (27), a jovem se tornou a primeira do País a garantir vaga em Tóquio-2020 por meio do resultado obtido nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Faltou pouco para Iêda conseguir um lugar no pódio, mas o quarto lugar fez dela a pentatleta melhor classificada dentre todas as representantes da América do Sul. Um dos critérios de qualificação direta à próxima Olimpíada.

A conquista de Iêda foi acompanhada de perto por Yane Marques, que também está em Lima, vivenciando seu quarto Pan-Americano. Não mais na condição de pentatleta, mas como presidente da comissão de atletas do COB e digital influencer da entidade. “É muito importante ter essa vaga, mantém o pentatlo relevante. Iêda é uma menina que faz parte de uma geração bem jovem e que já colhe bons resultados. Vejo que ela tem potencial, é habilidosa e coordenada. Mas ainda tem muita margem de melhora”, comentou a medalhista de bronze em Londres-2012 e representante do Brasil na Rio-2016.

Dez vagas olímpicas estavam em jogo no Pan para o pentatlo, sendo cinco para cada gênero. Dessas, duas eram reservadas aos dois melhores entre os países das Américas do Norte e Central; outras duas para os mais bem colocados da América do Sul; e a quinta vaga para o melhor das Américas, sem que seja do mesmo país já classificado.

No masculino, o pernambucano Felipe Nascimento fez boa competição individual no último domingo (28), sendo o melhor brasileiro na disputa. Ele encerrou as provas de esgrima, natação, equitação, tiro e corrida em sétimo. Já o carioca Danilo Fagundes foi o 12º.

OURO HISTÓRICO

Se não houve medalhas para o País no pentatlo, o Brasil contou com pódio histórico no último domingo (28) no taekwondo. Edval Pontes foi ouro da -68kg, conquistando o primeiro título pan-americano para os brasileiros no esporte nos últimos 12 anos. Na final, ele venceu atleta da República Dominicana por 17x14.

Já a mineira Jaqueline Mourão, de 43 anos, foi bronze no montain bike com 1h30m45. Logo depois, Henrique Avancini superou pneu furado para chegar à prata na cross country de mountain bike com 48min26. Na pistola de ar de 10m, Júlio Almeida ficou com o bronze, ao somar 217.3 pontos.

Nesta segunda-feira (29), será a vez de Marcelo Suartz e Bruno Costa na segunda rodada classificatória do boliche; da semifinal do handebol feminino entre Brasil e EUA; das finais por aparelhos da ginástica artística e estreia de Robson Santos e Carol Ribeiro no surfe.

Últimas notícias