Água verde

Saltadores ornamentais estranham 'piscina do Shrek' com cheiro de pum

Comitê que organiza a competição tem encontrado dificuldades em resolver o problema na coloração da água na piscina dos saltos ornamentais

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/08/2016 às 23:09
Foto: Odd ANDERSEN / AFP
Comitê que organiza a competição tem encontrado dificuldades em resolver o problema na coloração da água na piscina dos saltos ornamentais - FOTO: Foto: Odd ANDERSEN / AFP
Leitura:

É um pântano? Devo ter cuidado com algum jacaré? Tem cheiro de pum! A polêmica com a piscina esverdeada dos saltos ornamentais dos Jogos Olímpicos parece longe do fim, depois que um treino teve que ser suspenso nesta sexta-feira para uma nova limpeza.

O treino da manhã precisou ser adiado para depois do meio-dia em uma tentativa desesperada dos organizadores por fazer a piscina voltar à cor azul, um assunto que tem dado o que falar.

A Federação Internacional de Natação (FINA) informou esta semana que a água ficou verde devido à falta de produtos químicos, o que fez seu PH sair de seus níveis normais.

Mas o tratamento parece mais complicado do que se pensava.

"Aprendemos que a química não é uma ciência exata. Com isso (a suspensão do treino) a gente pretende acelerar a limpeza da piscina. Está levando mais tempo que o previsto. Cancelamos a sessão porque precisávamos da água parada para poder limpá-la", explicou o diretor de Comunicação do Comitê Rio-2016, Mario Andrada.

O Parque Aquático Maria Lenk, onde são disputadas as provas de saltos ornamentais, foi construído para os Jogos Pan-americanos de 2007 e há um ano foi duramente criticado pela FINA em uma carta que acabou vazando para a imprensa.

Cheiro de pum

O fechamento da piscina nesta sexta foi determinada depois que jogadores de polo aquático, que usavam a piscina vizinha à de saltos no Maria Lenk - e que também ficou verde - se queixaram de ardência nos olhos depois que os técnicos aumentaram a dose de cloro para forçar a volta da cor azul.

Pediu-se que limitassem os treinos às áreas secas.

"O momento em que você quer treinar, a piscina está fechada e a instalação cheira como se alguém tivesse soltado um peido", foi a legenda da foto que o atleta alemão do trampolim sincronizado Stephan Feck postou no Facebook, na qual aparece com seu colega tapando o nariz ao lado da piscina.

Andrada voltou a afirmar que não há riscos para a saúde dos atletas. Na tarde de sexta-feira, foram disputadas as provas preliminares do trampolim de três metros feminino.

"Reduzimos imediatamente a quantidade [de cloro], fizemos um teste na água e está totalmente dentro dos parâmetros dos especialistas em saúde", garantiu.

Piscina do Shrek

Os atletas não deixam de entrar na água - nem que seja por uma medalha olímpica. E embora não lhes pareça normal saltar em uma piscina verde, tampouco se mostram muito preocupados.

No entanto, todos coincidem em afirmar que "saindo da piscina, é preciso tomar uma boa ducha".

Foi o que contaram as saltadoras americana Abigail Johnston, mexicana Dolores Hernández e malaia Jun Hoong Cheong.

"É um pouco estranho, somos atletas e estamos preparados para qualquer condição, mudança de clima, por exemplo, mas acho que nunca discutimos a cor da água (...) As pessoas a veem e perguntam: 'É realmente verde?'", contou Johnston, que avançou para a semifinal, que será disputada no sábado.

"É algo que quase nunca tinha sido visto em uma competição, mas a verdade é que não afeta tanto. Quando vi, me deu um pouco de nojo, mas depois que você entra e vê que não nasce um outro braço, tudo bem", disse a mexicana Dolores Hernández.

A saltadora brasileira Juliana Veloso não se disse surpresa com a cor da água. 

"Já vi a água bem pior (...), mas eles nunca viram algo assim, para eles parece horrível. Para mim é só pular na piscina do Shrek, mas já ouvi várias coisas: que é um pântano, que devo ter cuidado com um jacaré...", brincou.

Últimas notícias