O Santa Cruz se reapresenta, nesta segunda (18), mais aliviado. Na sexta, o time acabou com um jejum de oito jogos sem vitória ao ganhar por 3x0 do Goiás, no Arruda, pela 24ª rodada da Série B, o que o fez sair zona de degola e subir três posições na tabela, indo para a 15ª colocação, e ainda foi ajudado pelo resultados dos adversários. Um alívio que chega em boa hora para um time que estava sendo pressionado e contestado pelas más exibições e risco de rebaixamento.
Um ambiente mais ameno que coincide com a chegada do técnico Marcelo Martelotte, ainda invicto. O período é pequeno, é verdade. Mas também é verdade o impacto psicológico que uma sequência sem resultados negativos (depois de uma tão grande com derrotas) pode causar no grupo. A ainda curta, mas significativa “Era Martelotte” conta com um empate de 0x0 com o ABC, em Natal, e um impositivo 3x0 contra o Goiás, dois adversários diretos na briga para fugir do rebaixamento.
“Foram partidas com características diferentes. Foi visível que fomos melhores que na semana passada, e o ato de repetir a equipe foi importante para isso. A tendência é que consigamos evoluir mais no coletivo e termos mais jogadores confiantes para enfrentar o Londrina (na próxima sexta)”, finalizou.
Todavia, a manutenção da mesma equipe exaltada pelo técnico como um diferencial no último jogo não poderá ser colocada novamente em prática no estádio do Café. Isso porque João Paulo vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, o volante Derley e o atacante André Luís deixaram o gramado do Arruda com dores.
Se, de fato, virarem pontos de interrogação, os substitutos aparecem como exclamação. Na vaga de André Luís quem se credencia com propriedade como postulante ao espaço é o atacante Bruno Paulo, que entrou muito bem contra os goianos e fez dois gols, o último um golaço. No caso de Derley, o dono da vaga pode ser recém-chegado e velho conhecido Bileu, se for anunciado oficialmente e regularizado a tempo. Para a lacuna deixada por João Paulo, as opções abrangem desde os dois atletas já citados até William Barbio, Pachu, entre outros, o que será decidido ao longo da semana.
Como hoje se encerra o prazo de inscrições, existe a expectativa do anúncio de algum reforço, provavelmente um meia. “Temos situações a serem definidas, com mais um ou dois (possíveis reforços). O importante é formar um grupo forte, e quem chegar tem que estar pensando nisso”, explicou Martelotte.