FALTA DE PONTARIA

Sport é quarta equipe que mais finaliza errado na Série B

O atacante Guilherme é o que mais desperdiça finalizações na Segundona, com 15 arremates para fora

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 29/05/2019 às 16:14
Foto: JC Imagem
O atacante Guilherme é o que mais desperdiça finalizações na Segundona, com 15 arremates para fora - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Os números ofensivos do Sport em 2019 impressionam. Na atual temporada, o Leão já marcou 38 gols em 20 partidas disputadas. Uma média de quase dois gols por jogo. Na Série B não está sendo diferente. A equipe rubro-negra é a que mais marcou na competição: oito gols em seis rodadas e a segunda que mais finalizou, com 82 chutes a gol. Entretanto, o percentual ofensivo do time poderia ser bem mais elevado se a pontaria dos atacantes titulares não estivesse descalibrada nesse início de Brasileiro - do total de chutes do time no campeonato, apenas 29 foram certos e 53 pra fora.

Segundo apontamento do Footstats (site especializado em estatística futebolística), o atacante Guilherme é o jogador que mais finaliza na Segundona, com 23 chutes em cinco jogos - média de 4,6 tentativas por partida. Porém, desse total, apenas oito finalizações foram na barra adversária (só marcou um gol, de pênalti) e 15 tomaram outro rumo. Ou seja, quase o dobro das tentativas vai pra fora - sendo o que mais finaliza errado no campeonato. E, mesmo quando acerta a direção da barra, o arremate não é fatal, como aconteceu na partida de terça-feira (28), contra o Operário, quando o camisa 11 saiu de cara com Simão, aos 30 minutos do primeiro tempo (o Sport venceu por 1x0 e poderia ampliar o marcador), mas ele acabou chutando em cima do goleiro da equipe paranaense.

Com Ezequiel a situação é a mesma. O atacante que fez a diferença na conquista do título Pernambucano ainda não brilhou na Série B. Apesar de manter um bom índice de assistências (já tem três no Brasileiro), quando se trata de finalização, o camisa 17 anda devendo. Em seis jogos, Ezequiel arrematou nove chutes, sendo que apenas um deles foi em direção ao gol e ainda não balançou as redes adversárias na Segundona.

Quem tem salvado o ataque rubro-negro é Hernane Brocador. Vivendo grande fase, o centroavante é o artilheiro da Segundona com cinco gols marcados. O que tem impressionado nessa temporada é a sua precisão. Nos seis jogos disputados no Brasileiro, o camisa 9 já finalizou 12 vezes, sendo seis pra fora e seis em direção à barra - ou seja, apenas um chute certo foi interceptado pelo goleiro adversário - nos demais, a bola morreu no fundo das redes.

OPÇÕES

Como terá 10 dias para trabalhar com o elenco rubro-negro, o técnico Guto Ferreira terá tempo suficiente para corrigir essa falha apresentada pelos atacantes leoninos e, quem sabe, começar a testar outras opções de ataque. Hyuri, por exemplo, sempre que entra no decorrer das partidas (isso aconteceu nas últimas três rodadas) costuma dar outra intensidade ao time.

Quando esteve em campo pelo Leão, já marcou um gol (o da vitória diante do América-MG) e deu uma assistência para Hernane Brocador fazer o gol da vitória contra o Londrina.

Quem também deve brigar por uma vaga no setor ofensivo leonino é Luan. Desde a chegada de Guto Ferreira, o camisa 7 se firmou no time e foi titular em todas as partidas com o treinador. Porém, ainda não estreou na Série B porque se recupera de uma lesão no tendão de Aquiles e só deve ficar à disposição depois da Copa América.

Últimas notícias