Grávida entra com nova ação na Justiça pedindo aborto

Rebeca Mendes, de 30 anos, já teve o pedido negado anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal e recorreu novamente à Justiça para interromper a gravidez, alegando não ter condições emocionais e econômicas
Estadão Conteúdo
Publicado em 02/12/2017 às 10:16
Rebeca Mendes, de 30 anos, já teve o pedido negado anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal e recorreu novamente à Justiça para interromper a gravidez, alegando não ter condições emocionais e econômicas Foto: ABr


A estudante Rebeca Mendes da Silva Leite, de 30 anos, ingressou nessa quinta (30) com um novo pedido para obter na Justiça autorização para interromper a gravidez. Depois de a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, negar nesta semana uma liminar com pedido semelhante, a estudante apresentou habeas corpus preventivo em São Paulo, para não ser punida se levar adiante a intenção de interromper a gestação.

Grávida de sete semanas, Rebeca afirma não ter condições emocionais, psicológicas e econômicas de ter a criança. A estudante cria sozinha dois filhos, de 6 e 9 anos. No pedido feito à Justiça, a advogada de Rebeca, Gabriela Rondon, argumenta que a penalização do aborto representaria uma violação ao direito à saúde e um perigo à saúde mental da cliente. A ideia é obter um salvo-conduto. "A penalização representaria uma coação injusta. O Código Penal já prevê o aborto terapêutico, nos casos de ameaça à vida da gestante. O que estamos propondo é uma interpretação mais ampla", disse a advogada.

Frustração

Em entrevista, a estudante afirmou ter vivido nos últimos dias um misto de esperança, angústia e medo. "Senti-me desamparada quando soube da decisão do Supremo", contou. Segundo ela, o mais frustrante foi ver que seu pedido não teve o mérito apreciado. A justificativa da recusa da liminar foi feita com base em questões processuais. "Estou tentando fazer o certo, agir na legalidade e o Judiciário simplesmente virou as costas. Agora focamos em uma outra estratégia. Espero conseguir uma resposta. Eu, como cidadã, preciso de uma resposta."

TAGS
pedido STF aborto
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory