Na madrugada desta segunda-feira (10), 105 detentos conseguiram fugir da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes - PB1, em João Pessoa, capital paraibana. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social, 30 homens foram recapturados até as 9h da manhã.
A imprensa local afirma que o tenente Erivaldo Moneta da Silva, de 33 anos, foi baleado na tentativa de proteger a Academia de Polícia Civil (Acadepol), localizada no mesmo bairro do Presídio, de uma ação dos fugitivos. A Administração Penitenciária do Estado da Paraíba confirmou o ferido, mas as circunstâncias da ocorrência ainda estão sendo apuradas, segundo o UOL.
O policial foi socorrido e levado para o Hospital de Trauma da capital. No boletim médico, foi relatado que seu estado de saúde é considerado grave.
O ataque dos detentos teria sido motivado por uma tentativa de resgate de quatro homens que integram uma quadrilha que atua na explosão de caixas eletrônicos e carros fortes.
Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social informou que mais detalhes serão divulgados em coletiva de imprensa realizada às 10 horas.