EUA

Trump lidera disputa entre os republicanos com 24% das intenções de voto

Pré-candidato supera tanto candidatos do establishment como aqueles que se apresentam como renegados anti-Washington

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 18/08/2015 às 15:57
Foto: FREDERIC J BROWN / AFP
Pré-candidato supera tanto candidatos do establishment como aqueles que se apresentam como renegados anti-Washington - FOTO: Foto: FREDERIC J BROWN / AFP
Leitura:

O magnata e pré-candidato republicano Donald Trump mantém a liderança nas intenções de voto para a disputa da indicação presidencial do partido para 2016, superando tanto candidatos do establishment como aqueles que se apresentam como renegados anti-Washington, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (18).

Trump, que provocou uma verdadeira tempestade na política americana desde que anunciou sua entrada na corrida pela Casa Branca em junho, lidera com folga, com 24% das intenções de voto, contra 13% do segundo colocado no campo republicano, Jeb Bush, segundo a pesquisa nacional CNN/ORC.

O Partido Republicano tem 17 pré-candidatos, mas o apoio a Trump cresceu cinco pontos na comparação com uma pesquisa realizada há três semanas, antes do primeiro debate das primárias, que registrou uma audiência recorde para este tipo de evento.

O neurocirurgião aposentado Ben Carson aparece em terceiro com 9% de apoio, enquanto o governador de Wisconsin, Scott Walker, e o senador Marco Rubio, da Flórida, estão empatados em quarto lugar com 8%. O senador Rand Paul (Kentucky) é o sexto com 6% das intenções de voto.

A pesquisa mostra que os entrevistados confiam mais em Trump que nos outros candidatos republicanos em questões como gestão da economia, imigração, temas sociais como o aborto e o combate aos extremistas do Estado Islâmico. 

Mas a sondagem aponta o calcanhar de Aquiles da candidatura de Trump: questionados sobre as possibilidades de vitória dos republicanos na disputa pela presidência dos Estados Unidos, 38% opinaram que com Trump as chances são maiores, contra 58% que pensam o contrário.

A imagem de Trump também não conta com uma visão positiva na opinião geral dos eleitores: 36% têm uma imagem favorável do empresário, contra 59% que manifestam uma opinião negativa.

Últimas notícias