Sete americanos em cada dez dizem ter uma impressão favorável do papa Francisco, que realizará sua primeira visita ao país de 22 a 27 de setembro com escalas previstas em Nova York, Washington e Filadélfia, segundo uma pesquisa publicada neste domingo (20).
No entanto, quando se trata de sua impressão sobre a Igreja em geral, apenas 55% dos americanos se mostram favoráveis. Entre os católicos, o Papa recebe 86% de impressões favoráveis e a Igreja 81%.
Segundo esta pesquisa do Washington Post/ABC News, 64% dos americanos e 89% dos católicos aprovam a direção que o papa Francisco está dando à Igreja católica, enquanto 13% e 8%, respectivamente, a reprovam.
Entre os muitos compromissos incluídos no programa da visita aos Estados Unidos do pontífice, figura na quinta-feira de manhã um discurso perante o Congresso na capital federal Washington.
Entre os americanos, 59% consideram que seria apropriado que o Papa pressionasse a administração por uma intervenção nos problemas sociais, econômicos e ambientais, enquanto 31% estimam que seria impróprio.
À mesma pergunta, 67% dos católicos acreditam que seria apropriado, e 27% que não.
Finalmente, o Papa deveria ser mais ativo em matéria de problemas sociais, econômicos e ambientais, continuar como está ou ser menos ativo?
Para 54% dos americanos precisa seguir como está, para 23% deveria fazer mais e para 14% fazer menos. Entre os católicos, 52% consideram que precisa continuar como está, 30% acham que deveria fazer mais e 13% fazer menos.
A pesquisa foi realizada por telefone entre 7 e 10 de setembro com 1.003 adultos, e tem uma margem de erro de 3,5 pontos para a amostra total e de 7,5 pontos para os católicos.