EUA

Trump diz que apreensão de drone dos EUA foi "sem precedentes"

Donald Trump se manifestou através de sua conta no Twitter

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 17/12/2016 às 14:10
Foto: ROBYN BECK / AFP
Donald Trump se manifestou através de sua conta no Twitter - FOTO: Foto: ROBYN BECK / AFP
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste sábado (17) o fato de a Marinha chinesa ter apreendido um drone norte-americano no Mar do Sul da China. "A China rouba um drone de pesquisa da Marinha dos Estados Unidos em águas internacionais - tira ele da água e o leva para a China em um ato sem precedentes", afirmou Trump em sua conta no Twitter.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que os militares do país estavam em contato com os dos EUA para "lidar apropriadamente" com o caso. Os EUA emitiram uma reclamação diplomática formal e pediram a devolução do drone, que segundo os norte-americanos é apenas para pesquisa.

Trump chegou a escrever errado a palavra inglesa equivalente a "sem precedentes" ("unprecedented"), depois corrigiu a mensagem. No fim de semana passado, o presidente eleito foi criticado nas redes sociais por escrever incorretamente a palavra "ridículo" ao criticar notícias supostamente falsas da CNN.

RELAÇÃO

O episódio com o drone é mais um que tem o potencial para piorar a relação bilateral. O governo chinês tem se incomodado com a atuação de Trump, após o presidente eleito falar ao telefone com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e depois questionar a política da "China única" mantida por Pequim. Há também críticas nos EUA à forte presença militar chinesa no Mar do Sul da China, uma área onde passam ao ano US$ 5 trilhões em comércio global.

Últimas notícias